Organização dos Estados do Caribe Oriental recebe doação de medicamentos antirretrovirais do Brasil

A Secretaria da Organização dos Estados do Caribe Oriental (OECO) recebeu doação de medicamentos antirretrovirais (ARVs) no valor de US$ 142.000,00 do governo do Brasil para tratamento de pacientes com HIV/aids.

Essa doação de ARVs representa a quinta e última remessa de medicamentos essenciais no âmbito do acordo de cooperação, assinado em 2006, na Secretaria da OECO. Na cerimônia de doação em um depósito em Castries, na última quarta-feira, o embaixador do Brasil para a OECO, Joaquim Augusto Whitaker Salles, disse estar muito honrado pelo fato de essa doação do seu governo ter ajudado tantas pessoas na luta contra o HIV e a aids.

“Sinto-me extremamente honrado em saber que essas doações salvaram e ainda salvarão vidas caribenhas…é um compromisso permanente que o Brasil estabelece para preservar e manter os benefícios mútuos de nossos povos”, ele disse.

O carregamento será separado e distribuído para Santa Lúcia e os outros oito estados-membros da OECO, com a assistência financeira da UNICEF-Barbados.

Recebendo a doação, o chefe de unidade do Serviço de Compras Farmacêuticas da Secretaria da OECO, Francis Burnett atribuiu à parceria Sul-Sul o fortalecimento da capacidade dos estados-membros da OECO de reduzir o impacto do HIV/aids.

“Essa doação complementa nossos outros esforços proveninetes do Fundo Global em estabelecer um amplo consórcio de medicamentos antirretrovirais para nossos pacientes. Ainda que inicialmente esse carregamento represente a última doação da segunda fase, nós estamos esperançosos de que o governo do Brasil possa talvez manter a perspectiva para alguma forma de diálogo e negociação para a extensão dessa contribuição talvez para a fase três,” ele disse. Burnett acrescentou que os governos da OECO são gratos ao governo do Brasil pela generosa contribuição.

Veja aqui vídeo com o Embaixador do Brasil para a OECO, Joaquim Augusto Whitaker Salles

Fonte: Aids / Caribbean News Now!