Paciente-Testemunho


O paciente-testemunho é o cidadão que participa da reunião da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec) oferecendo a perspectiva do usuário do Sistema Único de Saúde (SUS) ao relatar suas experiências no enfrentamento das mais diversas condições de saúde.

A proposta de inserir o cidadão na reunião da Conitec visa estimular a participação social no processo de Avaliação de Tecnologias em Saúde (ATS), uma vez que todos os aspectos ligados à vida real trazem considerações importantes para esse processo.

Para isso, serão realizadas chamadas públicas para que os interessados possam se inscrever. As inscrições podem ser feitas por pacientes, cuidadores, familiares ou tutores. Qualquer pessoa pode ser paciente-testemunho, assim como associações também podem indicar um representante. No entanto, os interessados deverão ter vivência direta com o tema de interesse e realizar previamente o cadastro da Conitec e, após essa etapa, preencher o formulário da chamada pública de interesse disponibilizada nessa página.

A participação ocorrerá na reunião de apreciação inicial da tecnologia em avaliação, aquela que antecede a consulta pública e que o Plenário da Conitec faz a recomendação preliminar. Para cada tema, haverá apenas um depoimento.

Para mais orientações, acesse aqui.


CHAMADAS PÚBLICAS

Temas da 93ª Reunião da Conitec
(Inscrições prorrogadas até 26/10)

 CHAMADA PÚBLICA N° 1/2020 INSCRIÇÃO
Canabidiol 200mg/ml para tratamento de epilepsias refratárias da criança e do adolescente aos tratamentos convencionais Faça aqui sua inscrição.

 CHAMADA PÚBLICA N° 2/2020 INSCRIÇÃO
Flucitosina para tratamento da meningite criptocócica e demais formas de neurocriptococose Faça aqui sua inscrição.

 CHAMADA PÚBLICA N° 3/2020 INSCRIÇÃO
Dicloridrato de sapropterina para tratamento de pacientes com fenilcetonúria a partir de cinco anos Faça aqui sua inscrição.

 CHAMADA PÚBLICA N° 4/2020 INSCRIÇÃO
Tafamidis meglumina para tratamento da cardiomiopatia amiloide associada à transtirretina do tipo selvagem ou hereditária, classes NYHA II e III, em pacientes acima de 60 anos de idade Faça aqui sua inscrição.