Pacientes poderão contribuir com a qualidade do atendimento

O projeto Pacientes pela Segurança do Paciente em Serviços de Saúde, lançado pela Anvisa nesta terça-feira (18/12), vai oferecer ferramentas e informações para aprimorar a qualidade do atendimento em consultórios, durante os procedimentos cirúrgicos, as internações e os exames clínicos.

A proposta da Agência foi apresentada durante a segunda reunião do Grupo de Trabalho (GT) Segurança do Paciente e Qualidade em Serviços de Saúde, na sede da Organização Pan- Americana de Saúde (Opas), em Brasília.

“Quando o paciente se envolve no próprio tratamento, aumentam as chances de sucesso do procedimento”, explicou Diana Carmem Nunes de Oliveira, gerente-geral de Tecnologia em Serviços de Saúde, área da Anvisa que está à frente do projeto.

Segundo a gerente-geral Diana Carmem, “o projeto leva ao conhecimento do paciente um conjunto de normas e regulamentos da Anvisa voltados à segurança dos serviços de saúde”.

Uma das ferramentas do projeto é um folder que orienta o paciente a fazer perguntas que são estratégicas no processo de assistência à saúde. O paciente deve ser informado, por exemplo, sobre quais são os riscos envolvidos em um processo cirúrgico e os cuidados a se tomar antes da cirurgia.

Ao mesmo tempo em que traz informações sobre os direitos do paciente, o folder propõe que cada pessoa  zele pela própria saúde com atitudes, como informar ao médico quais são os medicamentos que consome antes de receber uma nova prescrição.

O Brasil é um dos países que compõem a Aliança Mundial para a Segurança do Paciente, instituída pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em 2004.  O GT que se reuniu na  Opas nesta terça-feira trata deste tema, que é um dos eixos do Termo de Cooperação de número 64 firmado entre a Anvisa e a Opas.

A Anvisa disponibilizou em sua página um hotsite com  um conjunto de informações sobre segurança do paciente, com normas, manuais e materiais de divulgação voltados para os pacientes e os profissionais de saúde.

Leia o folder

Acesse o Hotsite