Parceria da SES com o Dados do Bem permitirá triplicar testagem de Covid-19

Com aplicativo cedido gratuitamente ao Governo do Estado, posto do Largo do Machado passará a realizar 1 mil testes imunosorológicos por dia

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) assinou um termo de cooperação com o Dados do Bem, iniciativa sem fins lucrativos desenvolvida pelo Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino (IDOR) e pela Zoox Smart Data, que vai permitir triplicar o número de testes imunosorológicos para Covid-19 oferecidos pelo estado. Hoje, a SES realiza cerca de 300 testes por dia no posto do Detran do Largo do Machado. Com a parceria do Dados do Bem, será possível oferecer 1 mil testes/dia.

O Dados do Bem é um aplicativo que permite um imenso ganho tecnológico para a marcação e a realização dos testes e um mapeamento mais preciso da curva do novo coronavírus no Rio de Janeiro. Ele combina inteligência epidemiológica e big data para acompanhamento, em tempo real, da distribuição da pandemia nos centros urbanos. Os resultados vão auxiliar o Governo do Estado na tomada de decisões em relação ao enfrentamento da pandemia.

No aplicativo, cedido gratuitamente pelo Dados do Bem, o usuário preenche um cadastro, responde um questionário de autoavaliação, com perguntas sobre sintomas associados à Covid-19 e histórico de saúde. Uma parte das pessoas cujas respostas ao questionário apontarem para alta probabilidade de Covid-19 será chamada para a realização dos testes imunosorológicos.

“Fizemos uma parceria muito importante, que vai nos permitir triplicar a capacidade diária de testagem sem nenhum ônus para o estado, usando um sistema de eficiência reconhecida”, disse o secretário estadual de Saúde, Alex Bousquet.

A parceria consiste na cessão gratuita da tecnologia Dados do Bem para a Secretaria de Saúde, bem como o compartilhamento da inteligência de dados gerada pelo aplicativo. No acordo também está incluído o treinamento de profissionais, que começa já nesta terça-feira (07/07). A Secretaria de Saúde fica responsável por toda operação relacionada ao projeto. Já na próxima segunda-feira (13/07), a SES já espera estar realizando 600 testes por dia marcados a partir do aplicativo. A meta é chegar a 800/dia já na segunda semana, e a 1 mil/dia ainda este mês.

“A parceria com o Dados do Bem vai nos ajudar a tomar medidas para combater o avanço da pandemia. Com o uso do aplicativo e com toda tecnologia que faz parte da iniciativa, vamos conseguir ser mais assertivos na testagem por amostragem e ter acesso aos dados de inteligência que estão por trás do aplicativo. Iniciativas como essa mostram como os diferentes setores da sociedade, público e privado, estão unidos na missão de salvar vidas”, afirmou o coronel Sérgio Simões, assessor especial da Secretaria de Estado de Saúde.

O aplicativo Dados do Bem está disponível gratuitamente para Android e iOS. A partir dos dados fornecidos pelo usuário no questionário de autoavaliação, a plataforma indica a possibilidade de ele estar infectado pelo novo coronavírus. Não se trata de um diagnóstico, mas de uma avaliação de sinais clínicos e epidemiológicos. O aplicativo indica pessoas com alta probabilidade de Covid-19 para a realização dos testes imunosorológicos. Como é praxe em investigações científicas, o anonimato de todos os participantes é preservado e as informações coletadas não serão utilizadas para fins lucrativos. Ao baixar o aplicativo, a pessoa concorda com o envolvimento voluntário no estudo.

Dados do Bem não realiza testagem em massa. A iniciativa integra os dados de risco identificados pela autoavaliação e os resultados de testes sorológicos rápidos aplicados para realizar análises que permitam entender a disseminação do vírus da área avaliada, fornecendo informações para o combate à epidemia pelo poder público. Todos que preenchem o questionário de autoavaliação já estão colaborando com a iniciativa, mesmo os que não são convocados para fazer testes.

Informações sobre a operação na capital
Na cidade do Rio de Janeiro, os testes operados pela Secretaria de Estado de Saúde, em parceria com o Dados do Bem serão feitos no posto do Detran, no Largo do Machado. A tenda vai funcionar de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h no endereço: Rua do Catete, 325. O local de testagem só poderá ser acessado pelas pessoas que receberem o voucher de confirmação pelo aplicativo Dados do Bem. É necessário levar o celular com o voucher (um QR code) e a carteira de identidade. O resultado é enviado ao usuário por meio do aplicativo. Municípios fluminenses, como Niterói, Campos, Macaé e Nova Iguaçu já fazem testes sorológicos a partir do aplicativo.

Sobre a iniciativa Dados do Bem
Desenvolvido pelo Instituto D´Or de Pesquisa e Ensino em parceria com a Zoox Smart Data, Dados do Bem (www.dadosdobem.com.br) é um projeto de monitoramento epidemiológico que reúne tecnologia de geolocalização e metodologia para acompanhamento, em tempo real, da evolução da epidemia do coronavírus nos centros urbanos. Criado por médicos, cientistas e engenheiros de dados, a ferramenta, cedida gratuitamente à população e ao Poder Público, fornece um mapa de distribuição do vírus e dados estratégicos sobre a Covid-19 para tomadas de decisão das autoridades.

Fonte: SES/RJ