PE mobilizado no Dia Nacional de Combate ao Aedes aegypti

Foto: Miva Filho

Nesta sexta-feira (02.12), o Brasil está mobilizado no Dia Nacional de Combate ao Mosquito Aedes aegypti. Em Pernambuco, o secretário estadual de Saúde, Iran Costa, esteve presente na Unidade de Saúde da Família Bernard Van Leer, em Brasília Teimosa, Zona Sul do Recife, onde foi realizada exposições de trabalhos relacionados ao tema. A ação também contou com a presença do ministro da Defesa, Raul Jungman; o prefeito do Recife, Geraldo Júlio, e o secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia.

“O dia de mobilização contra o mosquito é importante pelo simbolismo, mas ações de combate ao Aedes aegypti precisam ser encaradas diariamente pela população”, afirma o secretário Iran Costa.

Durante a visita, foram expostos trabalhos realizados em sala sobre arboviroses (doenças transmitidas por mosquitos). Além disso, houve exposição de maquete mostrando as situações de risco para o desenvolvimento do mosquito, feita por agentes de saúde ambiental e controle de endemias e por menores aprendizes, e uma área de convivência com explanação do processo de desenvolvimento das fases larvais do Aedes aegypti.

Os agentes também fizeram uma apresentação de teatro de fantoche e mostraram aos alunos e convidados os materiais utilizados por eles em campo. Brasília Teimosa está com LIRAa (Levantamento Rápido de Índice do Infestação por Aedes aegypum), 0,8, considerado risco baixo.

Secretaria Estadual de Saúde – PE

Superintendência de Comunicação