Piauí adota metodologia de qualificação em redes de atenção à saúde – metodologia é desenvolvida pelo CONASS

ses-piA Secretaria de Estado da Saúde vai adotar metodologia de trabalho que qualifica a atenção básica em redes e os serviços de atenção especializada, o que vai possibilitar a implantação em todo o território piauiense. A metodologia é desenvolvida pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e já é adotada em vários estados da federação. A adesão ao modelo, com a respectiva elaboração do plano de ação, se dará na quarta-feira (17), em Teresina, com a presença do secretário de Estado da Saúde, Francisco Costa, e o secretário Executivo do Conass, Jurandir Frutuoso.

De acordo com a superintendente de Atenção à Saúde, Cristiane Moura Fé, a primeira etapa de qualificação aos municípios será com a explanação da metodologia aos gestores estaduais. “Em seguida, iniciaremos apoio técnico aos municípios, com capacitação dos profissionais de saúde e alunos”, declara.

Segundo a superintendente, o primeiro território a ser contemplado será a Planície Litorânea. “Lá já temos uma rede estruturada, como a Rede Cegonha, Rede de Urgência e Emergência e Rede de Atenção a pacientes crônicos e a Regulação de Leitos. Além da área educacional na saúde ser muito forte, com três faculdades”, explica.

A metodologia da qualificação consiste em oficinas, palestras, apoio de preceptores e deve iniciar em 2017, na Planície Litorânea.