Piauí – Conselho de Saúde visitará cidades atendidas pelo Mais Médicos

O Programa já conta com 27 profissionais em atividade no interior do Piauí

O Programa Mais Médicos já conta com 27 profissionais em atividade no interior do Piauí. Segundo o Conselho Estadual de Saúde (CES), em quase dois meses o atendimento realizado por este grupo já atinge quase 90 mil pessoas no estado. No Brasil todo, são 1.020 profissionais distribuídos em unidades de saúde do interior e nas periferias de grandes cidades, beneficiando mais de 3,5 milhões de brasileiros. A maioria (61%) dessas pessoas vive no Norte e Nordeste.

De acordo com o presidente do Ces, Teófilo Cavalcante, a partir de novembro as cidades do Piauí que receberam profissionais deverão expor, através de seus pacientes, como os atendimentos estão sendo realizado.  “Pelo que estamos recebendo de ligações no Conselho, a quantidade de famílias beneficiadas pelo Mais Médicos em todo o Estado está a contento do Ministério da Saúde, mas queremos saber se a população realmente está satisfeita”, aponta o presidente do Conselho Estadual de Saúde.

Teófilo Cavalcante destaca também que a iniciativa de visitar as cidades atendidas pelo Mais Medicos não tem caráter punitivo e sim, positivo, já que o Conselho vai buscar através de depoimentos quais alternativas deverão se somar com o Projeto para dar sequencia aos atendimentos.

“A atuação desses profissionais começa a fazer diferença. Já temos relatos de cidades que conseguiram dobrar o atendimento com a chegada dos médicos do programa. Iremos saber como a melhoria possa atender mais pesoas de cada região atendida por estes profissionais “, destacou Teófilo Cavalcante.

O impacto da atuação dos profissionais é calculado com base no número de famílias cadastradas para o atendimento nas unidades básicas de saúde. Atualmente, cada equipe de atenção básica do Sistema Único de Saúde (SUS) cobre, em média, 3.450 pessoas.

NORTE E NORDESTE
Todos os 1.020 profissionais que estão em plena atividade são da primeira etapa do programa. Do total, 577 são médicos formados no Brasil. Os outros 443 têm diploma estrangeiro e atuam no país por meio de registro provisório.

O Nordeste concentra o maior número de pessoas beneficiadas pelo Mais Médicos, que atinge mais de 1,4 milhão de pessoas na região. Do total de médicos em atividade, 40% estão alocados nos estados nordestinos. No Norte, onde 20% dos profissionais estão atuando, o programa atinge cerca de 740 mil pessoas. No Sudeste, a iniciativa já chega a mais de 585 mil pessoas e, no Sul, mais de 480 mil, enquanto no Centro-Oeste a população beneficiada é de quase 245 mil.

Por Adriano Magno, com informações do Ministério da Saúde

Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi)
Assessoria de Comunicação
www.saude.pi.gov.br
(86) 3216-3610 / 8802-9604 / 8851-2074