A Organização Mundial de Saúde definiu o dia 17 de setembro como o Dia Mundial de Segurança do Paciente, firmando assim, o reconhecimento da segurança do paciente como uma prioridade global de saúde.
Esse ano, a OMS definiu como tema alusivo as comemorações, a Segurança dos Trabalhadores da Saúde, tendo em vista o cenário atual da pandemia do novo Coronavírus, e considerando que esses profissionais atuam na linha de frente ao cuidado dos pacientes acometidos pela COVID-19.

Para marcar a data, o Governo do Estado elaborou para o mês de setembro, ações voltadas a segurança do paciente, visando promover uma maior discussão e valorização a essa temática. As ações serão executadas de acordo com as diretrizes da OMS, Ministério da Saúde, ANVISA e CONASS.

A Segurança do Paciente vem sendo trabalhada no Piauí desde 2013, ano de lançamento do Programa Nacional de Segurança do Paciente e da RDC 36/2013, que torna obrigatória para todos os estabelecimentos de saúde a implantação de um Núcleo de Segurança do Paciente (NSP). “Nesse percurso, muitos avanços já foram alcançados no que diz respeito à materialização das diretrizes trazidas por esses documentos legais no cotidiano organizacional dos serviços de saúde”, afirmou a diretora da Vigilância Sanitária do Piauí (DIVISA), Tatiana Chaves.

A renovação da Portaria Estadual que institui o Grupo Técnico de Implantação e Monitoramento (GTIM) de Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) e de Comissão de Controle de Infecções Hospitalares (CCIH) é um destaque das ações que irão marcar as comemorações ao Dia Mundial de Segurança do Paciente. “Com a renovação da Portaria, o Piauí continua com um reforço no fortalecimento do PNSP no estado do Piauí”, acrescentou Tatiana Chaves.

Para intensificar o chamamento para os cuidados com a segurança do paciente, prédios de Teresina e do interior (Karnak, HGV e outros) estarão iluminados com a cor laranja, cor que representa mundialmente a segurança do paciente. Além disso, a Vigilância Sanitária irá exibir vídeos com um pequeno relato dos hospitais prioritários do Estado (hospitais que tem leitos de UTI) sobre as ações de segurança do paciente dentro das suas instituições.

“No Piauí, nós temos como prioridade a implantação das metas de segurança do paciente, por meio da efetivação dos Núcleos de Segurança do Paciente em todos os hospitais, sobretudo, nos hospitais prioritários”, ressaltou a diretora da DIVISA.

No dia 30 de setembro será realizada uma solenidade virtual com o Secretário de Estado da Saúde (SESAPI), Florentino Neto e equipes dos hospitais para compartilhamento das experiências.
A programação completa das comemorações ao Dia Mundial de Segurança do Paciente será disponibilizada no site da Vigilância Sanitária do Piauí.

Fonte: SES/PI