Piauí – Estados realizam ações em Dia Nacional de Mobilização pelo Saúde +10

O projeto pede o repasse efetivo de 10% das receitas correntes brutas da União para a saúde pública

O Movimento Saúde +10 realiza nesta quarta-feira (10), em todo o país, o Dia Nacional de Mobilização pela Coleta de Assinaturas. No Piauí, o Conselho Estadual de Saúde (CES) participou das atividades de mobilização na semana passada, coletando centenas de assinaturas na Praça João Luís Ferreira, Centro de Teresina. Já nesta quarta, a coleta fica por conta da secção Piauí da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), através da Comissão de Direito à Saúde, coletando assinaturas em prol do movimento na Praça Rio Branco, Centro, durante todo o dia.

O Movimento Saúde +10 foi criado há um ano com o intuito de propor Projeto de Lei de Iniciativa Popular que assegure o repasse efetivo e integral de 10% das receitas correntes brutas da União para a saúde pública brasileira, assim, alterando a Lei Complementar 141, de 13 de janeiro de 2012. Segundo o secretário de Estado da Saúde do Piauí, Ernani Maia, atualmente, esse valor é um pouco mais de 3%. “Precisaríamos, no mínimo, dobrar esse percentual de repasse. O Brasil já é a quinta economia do mundo, mas, como tal, não faz jus à colocação quando se trata do valor de repasse de recursos para a saúde”, enfatizou.

O Movimento já colheu 1,2 milhão de assinaturas, mas, para entrar na pauta do Congresso Nacional, é preciso 1,5 milhão.  Os 10% pleiteado pelo Movimento representa um incremento de aproximadamente R$ 43 bilhões de reais no orçamento da Saúde, totalizando o montante de R$ 130 bilhões anuais.

O dia 10 de julho, além de ser o Dia D de coletas de assinaturas por todo o país, será o dia de lançamento da minuta do Projeto de Lei, elaborado, conjuntamente, entre o Conselho Nacional de Saúde (CNS), o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS), o Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (CONASEMS), a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

A minuta do Projeto de Lei será apresentada hoje no Congresso do CONASEMS, que acontece desde o dia 07 e finaliza nesta quarta, em Brasília, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2009, o gasto médio público com percentual do PIB de países da organização foi de 5,5%. O Brasil, no entanto, tem um gasto de apenas 3,7%.

Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi)
Assessoria de Comunicação
www.saude.pi.gov.br
(86) 3216-3610 / 8802-9604 / 8851-2074