Piauí – Municípios já receberam doses contra a Hepatite A

No total, quase 50 mil crianças maiores de 1 ano e menores de 2 anos de idade devem ser vacinadas   

Todos os municípios do Piauí já receberam as doses de vacina necessária para imunização contra a Hepatite A. De acordo com coordenação estadual de Imunização, a distribuição foi finalizada semana passada e alguns municípios estão aplicando a vacina.

“Recebemos 20 mil doses do Ministério da Saúde e concluímos a distribuição para todas as regionais de saúde. Além das vacinas também entregamos material informativo sobre a dosagem e procedimento correto para aplicação, uma vez que a vacina fará parte da rotina do calendário e não é necessariamente uma campanha”, explica coordenadora estadual de imunização, Doralice Lopes.

No total, quase 50 mil crianças maiores de 1 ano e menores de 2 anos de idade devem ser vacinadas no Piauí. Ainda de acordo com Doralice, a possibilidade de uma epidemia motivou o Ministério da Saúde a incluir a vacina na rotina. “Houve uma pesquisa técnica do Ministério e baseado no grande número de casos e a análise do custo benefício ficou decidido que a vacina contra a hepatite A fará parte da rotina de vacina da criança, sendo aplicada gratuitamente”, comenta a coordenadora.

A hepatite A é uma doença infecciosa causada pelo vírus VHA, transmitido via oral-fecal ou através de alimentos e água contaminados. Com a vacinação contra a hepatite A, o Ministério da Saúde oferece gratuitamente 14 vacinas de rotina no calendário.


Por Flalrreta Alves
Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi)
Assessoria de Comunicação
www.saude.pi.gov.br
(86) 3216-3610 / 8802-9604 / 8851-2074