Piauí – Municípios piauienses se reúnem para discutir Programa de Atenção Básica

A pauta foi o Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ)

213 municípios do Piauí reuniram-se na manhã desta quinta-feira (13) para discutir o desenvolvimento do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ). O encontro aconteceu no Hotel Blue Tree Towers Rio Poty e contou com a participação dos coordenadores municipais de Atenção Básica, além de demais gestores da Sesapi e de consultores do Ministério da Saúde.

O encontro aconteceu em dois momentos. Durante a reunião, o consultor do Ministério da Saúde, Régis Oliveira, apresentou as diretrizes de desenvolvimento da Atenção Básica, no que diz respeito aos cumprimentos das metas e indicadores de saúde, uma vez que, de acordo com a coordenadora estadual de Atenção Básica, Luciana Sena, a partir de setembro os municípios que aderiram ao programa serão avaliados para receber a certificação. “O Piauí já passa por um segundo momento de adesão ao PMAQ, pois mais de 100 municípios já receberam a certificação”, disse.

Os municípios certificados receberão um auxílio no valor de R$ 11 mil para investir na equipe dos programas Estratégia Saúde da Família e Saúde Bucal. A gerente estadual de Atenção Básica, Cassandra Costa, ressalta a efetiva participação dos convidados. “Estamos com intensas atividades para aperfeiçoar a Atenção Básica no Piauí e a participação de todos os envolvidos reflete o compromisso que a Secretaria de Estado da Saúde tem para com esse programa”, declara.

Durante o mês de junho a Gerência de Atenção Básica realiza atividades de capacitação aos gestores municipais. Na semana passada a capacitação foi em torno da implantação e utilização do programa online de registro de dados. Para os próximos dias já prepara outras atividades junto com o Ministério da Saúde. “Esse envolvimento só fortalece a Atenção Básica no Estado”, finaliza Cassandra.

Flalrreta Alves/Sesapi
Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi)
Assessoria de Comunicação
www.saude.pi.gov.br
(86) 3216-3610 / 8802-9604 / 8851-2074