Piauí – Qualidade de Vida no Trabalho é abordada pela Sesapi em evento para servidores

Pesquisas apontam que o estresse é uma das principais causas de adoecimento e afastamento do ambiente de trabalho

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), em parceria com a IV Coordenação Regional de Saúde de Teresina, realizou no último sábado (8) o primeiro de um ciclo de workshops que abordará a Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) e o alívio do estresse, voltados para os servidores da saúde e da Polícia Militar do Piauí. Segundo estudos mais recentes, o estresse já se tornou uma epidemia mundial e é uma das principais causas de adoecimento e de afastamento do ambiente de trabalho.

“A Sesapi já havia dado início a esse tipo de trabalho e, em seguida, tomou conhecimento sobre o ‘Programa Transforma’, que é facilitado pela ONG Instituto Visão Futuro. Num primeiro momento, apenas alguns servidores e gestores participarão desse trabalho. Mas, a ideia é formarmos um grupo de multiplicadores, para que todos tenham acesso ao programa”, disse Soraya Albuquerque, membro do Instituto Visão Futuro no Piauí.

O Programa Transforma foi implantado em 2001, em Santa Catarina. A secção Piauí do Instituto Visão Futuro convidou a coordenadora da ONG em Santa Catarina, Henriqueta Fortes, para aplicar a experiência no Estado. “Essa é a primeira vez que o serviço público do Piauí recebe essa formação específica. Nós queremos, num curto prazo, contemplar todo o Estado com esse programa, tendo em vista que o estresse já é uma epidemia. A ideia principal é, através desse programa, fazer com que nós possamos transformar o estresse a nosso favor, obtendo mecanismos de controle sobre esse problema”, explicou Soraya.

Entre os temas abordados como mecanismos de controle do estresse foi discutido de forma prática o uso adequado da respiração. “Mais de 80% das doenças que chegam aos nossos consultórios estão ligados ao ambiente de trabalho e a o estresse. O controle e a adequação da respiração, com técnicas que aprendemos aqui nesse workshop, é um importante mecanismo para o alívio desse problema”, completou.

O Programa Transforma se desenvolve em seis módulos, com intervalos de cerca de 10 dias entre cada um, com o objetivo de fazer com que os conteúdos abordados durante os cursos tenham um espaço de tempo necessário para a abordagem prática no dia-a-dia.

Os workshops trabalham com atividades práticas, discussões, dinâmicas individuais e de grupo e atividades de autoconhecimento.

Flávio Moura/Sesapi
Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi)
Assessoria de Comunicação
www.saude.pi.gov.br
(86) 3216-3610 / 8802-9604 / 8851-2074
Foto: Internet