Piauí – Secretário lança Força Estadual do SUS na Alepi

Médicos do estado vão realizar cirurgias de média complexidade em várias áreas no interior

O secretário estadual de Saúde, Ernani Maia, participou hoje do grande expediente da sessão ordinária desta quarta-feira (03) na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), oportunidade em que detalhou os investimentos realizados pelo Governo do Estado na área de saúde. A ida do gestor ao plenário da Casa atendeu a um requerimento do deputado estadual Ismar Marques (PSB).

Ernani aproveitou a ocasião para informar os parlamentares do lançamento, ainda em julho, da Força Estadual do SUS. De acordo com o secretário, a Força do SUS será uma ação permanente da Sesapi, onde médicos do estado vão realizar cirurgias de média complexidade nas áreas de oftalmologia, ortopedia, cirurgia-geral, ginecologia, neurologia e cirurgia-pediátrica em cidades do interior.

“Não é mutirão, é uma ação que vamos levar para o interior até as cidades terem condições de atender nas especialidades. O decreto já está pronto e estaremos lançando a Força Estadual do SUS ainda este mês. Provavelmente os trabalhos irão começar pela cidade de Floriano”, disse o secretário, acrescentando que os casos que não forem resolvidos pela Força do SUS serão encaminhados diretamente para o Hospital Getúlio Vargas (HGV), em Teresina.

Ernani Maia anunciou ainda como novos investimentos na Saúde, a construção da nova maternidade de Teresina, que terá 326 leitos e será construída na Avenida Presidente Kennedy, os novos hospitais regionais de Picos e Floriano e as reformas das unidades de saúde de Uruçuí, Buriti dos Lopes e Demerval Lobão. “O edital da nova maternidade já está pronto para ser submetido aos órgãos de controle. A empresa que vencer a licitação vai construir e entregar a maternidade equipada. Na sexta-feira o governador Wilson Martins anuncia em Floriano o edital de licitação do novo hospital regional. Em Uruçui tivemos que cancelar o contrato com a empresa que estava fazendo a reforma do hospital, mas já vamos retomar, assim como em breve daremos inicio as reformas dos hospitais de Demerval Lobão e Buriti dos Lopes”, destaca o secretário.

Durante seu discurso aos deputados, Ernani Maia disse ainda que o Hospital da Polícia Militar passou por reforma, ampliação e modernização já na gestão Wilson Martins, bem como o Hospital do Mocambinho, que teve ampliado em dez o número de leitos para referência Álcool e Drogas, a construção de um novo setor de urgência do Hospital Natan Portela, a reforma completa e aquisição de novos equipamentos para centro cirúrgico do Hospital Infantil Lucídio Portela e o novo centro cirúrgico do HGV, além da recuperação dos hospitais regionais e estaduais, como os de Corrente e Bom Jesus.

Na área de exames o gestor destacou o Laboratório de Investigação de Paternidade implantado pelo Laboratório Central do Piauí (Lacen). Na área de urgência, Ernani falou que o SAMU chegou ao número de 50 bases no estado e da aquisição de duas aeronaves para o SAMU Aéreo, serviço recém implantado.

O deputado Fernando Monteiro (PTB) reconheceu os investimentos feitos pelo Governo do Estado e disse que a Secretaria de Saúde está enfrentando bem os problemas crônicos do setor. “A equipe realmente está vestindo a camisa da Saúde. O avanço é evidente. Estão trabalhando harmonicamente”, disse.

Os deputados Evaldo Gomes, Avelino Neiva e Liziê Coelho fizeram questionamentos ao secretário, cobrando inclusive a conclusão de obras, como a reforma do Hospital de Barras. Ao final, Ernani Maia pediu ao presidente da Alepi, Themístocles Filho (PMDB), que marcasse para agosto uma audiência pública para discutir de forma mais profunda a saúde do Piauí. Ele também convidou os parlamentares para visitar o prédio da Sesapi, que passa por reforma após um incêndio em outubro de 2011.

Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi)
Assessoria de Comunicação
www.saude.pi.gov.br
(86) 3216-3610 / 8802-9604 / 8851-2074
Hérlon Moraes/Sesapi