Piauí – Sesapi dá início ao Plano Estadual de Pactuação pela Saúde

As metas foram definidas pelo Ministério da Saúde e a Sesapi terá que repassar e apoiar os municípios

O Plano Estadual de Pactuação pela Saúde – indicadores e metas na área da saúde – para o Piauí começou a ser disseminado para os municípios. Durante esta segunda-feira (12) todos os secretários de saúde dos municípios que compõem o Território Entre Rios estiveram reunidos para efetuar a pactuação e definir os processos de trabalho para cumprimento das metas.

“As metas foram definidas pelo Ministério da Saúde e a Sesapi terá que repassar e apoiar os municípios para o cumprimento desse plano de pactuação”, explica a diretora de Planejamento, Eliandra Silva. No total, foram repassados ao Piauí 67 indicadores que devem ser cumpridos até o final do ano, dentre eles, a proporção hospitalar para óbitos causados por acidente de trânsito, 100% de cobertura do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) em todos os municípios, proporção de cura para novos casos de hanseníase e tuberculose, dentre outros.

O encontro acontece até as 17h desta segunda. De acordo com o coordenador estadual de Vigilância Ambiental, Inácio Lima, até o final do mês todos os Territórios estarão contemplados com a pactuação. “Encerrando hoje o ‘Entre Rios’, já vamos começar a cumprir o calendário elaborado para encontros nas outras regionais. A previsão é de que até o final de agosto todos os municípios tenham assinado o termo de pactuação e se comprometam a cumprir as metas”, afirma o coordenador.

O Território Entre Rios compreende os municípios próximos a Teresina. Além dos secretários municipais, também estavam presentes técnicos em endemias e o coordenador da Regional de Saúde do referido Território.

 

 

 


Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi)
Assessoria de Comunicação
www.saude.pi.gov.br
(86) 3216-3610 / 8802-9604 / 8851-2074