Planificação na Região de Caxias é Destaque em Seminário de Nível Nacional

Na manhã desta terça-feira (20), aconteceu o seminário sobre “A Planificação da Atenção à Saúde: uma contribuição para a organização da Rede Materno Infantil na Região de Caxias”. O evento realizado pela secretaria de estado da saúde do Maranhão teve como objetivos fazer uma avaliação dos processos de Planificação realizados nos últimos anos no município, e revelar aos profissionais de saúde e a sociedade, os resultados efetivos da melhoria da Atenção à Saúde.

O seminário teve a participação de importantes órgão de saúde como  secretaria de estado da saúde, Conass (Conselho Nacional de Secretários de Saúde), Organização Pan-americana da Saúde, Organização Mundial de Saúde, Ministério da Saúde,  secretarias municipais de saúde de Caxias e da região, além do prefeito Fábio Gentil, secretária de saúde de Caxias Socorro Melo, e do estado Carlos Lula.

Segundo a assessora técnica do Conass, Maria José Evangelista, “o Conass está feliz por vivenciar os resultados, porque a Planificação é um trabalho árduo, que envolve o compromisso de todos. O SUS tem que ser solidário. Então, com a soma dos esforços dos prefeitos, dos secretários municipais, do estado, em parceria com o Conass, que desenvolveu esse projeto, foi logrado êxito em pouco tempo, porque na saúde três anos é pouco tempo, em mudar uma realidade de que há sete meses não morre mulher e nem criança”.

Para a diretora do Departamento de Ações Programáticas Estratégicas do Ministério da Saúde, Teresa De Lamare Franco, “a Planificação é um processo muito importante que o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) tem feito, com o objetivo de que melhore a Atenção Primária, especificamente a materno-infantil. Os resultados são evidentes, não tem morte materna. As crianças estão sendo muito bem cuidadas no seu crescimento e no desenvolvimento. É um exemplo para o SUS”.

O evento contou com a participação de Eugênio Vilaça Mendes, estudioso de sistemas de saúde de todo o mundo. Autor de livros que tratam da necessidade de promover mudanças tanto no modelo de Atenção à Saúde, quanto nos modelos de gestão e de financiamento do sistema, Vilaça também comentou o resultado em Caxias. “Os resultados são muito bons. Você tem uma situação econômica de uma região pobre, em termos nacionais, o IDH mostra isso, mas apesar disso a mortalidade de Caxias hoje é a mortalidade de um digito, ou seja, muito baixa para os padrões nacionais, igual a mortalidade do Paraná, que é a menor mortalidade infantil do Brasil”.

O secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, elogiou os resultados obtidos com a Planificação. “Temos a grata satisfação de dizer que a Planificação da região de Caxias é uma das referências para o Brasil, de uma aposta ousada, de um projeto que deu certo. Hoje é um seminário de avaliação, onde encerramos um ciclo, mas tendo resultados fantásticos, seja na reorganização da Atenção Primária de Saúde, seja na organização da Atenção Hospitalar. A melhoria dos indicadores de saúde é a certeza que a Planificação é um caminho sem volta”.

Ainda na sua vida a Caxias, o secretário de estado da saúde acompanhado do prefeito Fábio Gentil visitou as obras de construção do complexo hospitalar municipal que vem ser concluídas ate o fim deste ano. A unidade hospitalar vai contemplar urgência e emergência; UTI com 10 leitos adultos, e 07 leitos infantis, além de sala cirúrgica, de observação, emergência com 02 leitos, 06 consultórios clínicos, consultório odontológico, ortopédico e triagem.

A secretária de saúde de Caxias Dra Socorro Melo falou: “Agradecemos aos colaboradores e ao nosso Prefeito Planificado por ter abraçado este modelo, por ter estruturado os postos de saúde, o CEAMI e agora a maternidade. Com a Planificação tivemos inclusive economia de recursos. De 70% dos internamentos que o nosso usuário precisa fazer, com uma Atenção Básica eficaz, conseguimos evitar esse percentual e ainda conseguimos resolver até 90% de toda problemática de saúde. Hoje temos 55 equipes de Saúde da Família em processo de Planificação. A Planificação é um grande marco e não medimos esforços para fazer com que cada vez mais nossa rede melhore”, destacou a secretária municipal de saúde, Dra. Socorro Melo.

O prefeito de Caxias, Fábio Gentil, ficou satisfeito pelo município ser reconhecido como um modelo de gestão na saúde. “Foi difícil entender o processo da Panificação, é um processo novo, precisávamos conhecer os verdadeiros objetivos e o que causaria no futuro. Fomos um dos primeiros municípios a implantar a Planificação e hoje somos modelo não só para o estado ou para o país, mas até a nível internacional. Estamos sendo reconhecidos como o município que melhor implantou a Planificação e isso é sinal que estamos no caminho correto, que continuaremos a investir e consequentemente melhorando a saúde”.

Texto e fotos: Assessoria de Comunicação de Caxias/MA