População ganha curso gratuito sobre prevenção com animais peçonhentos

Iniciativa do Instituto Butantan pretende reduzir o número de acidentes por meio de medidas e cuidados adequados

Assessoria de Imprensa SES/SP

O Instituto Butantan, órgão ligado à Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, promove hoje, 8 de abril, um curso gratuito para a população sobre prevenção com animais peçonhentos. O objetivo é mostrar aos participantes que os acidentes podem ser evitados com medidas corretas e cuidados adequados.

A capacitação também serve de alerta devido ao aumento no número de ocorrências nesta época do ano. Durante o verão, período mais quente e chuvoso, os acidentes por animais peçonhentos aumentam cerca de 30%. Entre os mais comuns, estão as picadas de serpentes, escorpiões e aranhas.

O curso abordará, principalmente, como proceder em caso de acidentes e os diversos tipos de tratamento à disposição da população. Além disso, a capacitação abordará também a grande importância desses animais na saúde pública e para o meio ambiente, mostrando como são extraídos venenos para a produção de soros e medicamentos destinados ao tratamento de diversas enfermidades.

“É muito importante passar à população as informações necessárias para que a frequência e a gravidade desses acidentes diminuam, além de desmistificar e esclarecer a importância desses animais para a ciência e o meio ambiente”, aponta Fan Hui Wen, coordenadora do projeto.

O curso, que é gratuito e destinado ao público geral, será realizado no Centro de Difusão Científica do Instituto Butantan, das 14h às 16h. Ao todo são 50 vagas e os interessados devem fazer a inscrição através do site: http://www.butantan.gov.br.