Portal do Cidadão e E-SUS Atenção Básica são detalhados na CIT

O portal cidadão e o software E-SUS Atenção Básica, foram apresentados hoje (28), na reunião da Comissão Intergestores Tripartite, em Brasília.

O coordenador geral do Datasus, Maurício Bucolli, e o diretor do Departamento de Atenção do Ministério da Saúde (DAB/MS), Hêider Pinto, detalharam o funcionamento das ferramentas, respectivamente.

O diretor do DAB, afirmou que o E-SUS Atenção Básica estará disponível já na próxima semana, no portal do ministério da Saúde. Segundo ele, o momento agora é de construção dos Termos de Construção com os Cosems e com as secretarias estaduais de saúde.

Hêider Pinto informou que o Ministério da Saúde irá oferecer suporte aos estados para a capacitação e implementação da ferramenta, além de garantir a conectividade e informatização dos consultórios médicos nas Unidades Básicas de Saúde, para o bom funcionamento do sistema.

Para o assessor técnico do CONASS responsável pelo Núcleo de Informação e Informática, Nereu Henrique Mansano, o E-SUS é uma iniciativa importante, mas precisa comportar as informações da Atenção Básica e ao mesmo tempo alimentar os diversos sistemas de informação que já existem e que têm suas informações originárias na Atenção Primária á Saúde, além de garantir que os estados recebam essas informações.

Outra questão importante de se destacar, ainda segundo o assessor, diz respeito à capacitação que o estados precisam receber para repassar aos municípios. “Isso vai demandar um grande esforço dos estados no que diz respeito à Recursos Humanos e no apoio às equipes municipais”, afirmou.

O presidente do Conasems, Antonio Carlos Nardi, ressaltou a importância das ferramentas para o SUS, mas se mostrou preocupado em relação à operacionalização do sistema. Segundo ele, é preciso ter cautela na divulgação para sociedade, pois a responsabilidade, caso haja problemas, será refletida nos secretários municipais de saúde.

Para mais informações acesse: https://portaldocidadao.saude.gov.br/portalcidadao/

http://dab.saude.gov.br/portaldab/esus.php

 

Tatiana Rosa – Ascom CONASS