Prefeitos do Nordeste Goiano decidem implantar consórcio de Saúde

Prefeitos do Nordeste Goiano decidiram que implantarão o Consórcio Intermunicipal de Saúde em sua região, beneficiando 11 municípios com ações na área de saúde. A decisão foi divulgada no “1º Fórum de Gestores Municipais das Cidades da Região Nordeste Goiano – Aliança Doze”, realizado no dia 25 de maio, em Posse.

Durante o evento, o gerente das Regionais de Saúde da Secretaria de Estado de Saúde de Goiás, Armando Zafalão Júnior, apresentou a palestra “Consórcio Público em Saúde”, tirando dúvidas dos prefeitos sobre a implantação deste instrumento de gerenciamento de serviços de saúde, e destacando os benefícios para a gestão e para a população.

Nos próximos dias, os prefeitos dos 11 municípios da Região de Saúde Nordeste II assinarão protocolo de intenções, que representa o início da implantação do consórcio de saúde. “O consórcio público é uma associação entre dois ou mais entes que busca soluções conjuntas para problemas comuns. O associativismo proporciona aos municípios maior poder de negociação para aquisição de insumos e contração de serviços”, ressalta Zafalão.

ALIANÇA DOZE

A “Aliança doze” é uma proposta dos prefeitos do Nordeste goiano, que consiste na criação de uma gestão cooperada entre 12 municípios, com a finalidade de atender às necessidades da população, melhorar o desempenho da gestão, e fortalecer a Região Nordeste junto ao Estado. O primeiro Fórum foi promovido pelo prefeito de Posse, Wilton Barbosa, e tratou de temas ligados a Educação, Saúde e Meio Ambiente. Fazem parte da “Aliança doze”, os onze municípios da Região Nordeste II – Alvorada do Norte, Buritinópolis, Damianópolis, Guarani de Goiás, Iaciara, Mambaí, Nova Roma, Posse, São Domingos, Simolândia, Sítio D’Abadia – e o município de Flores de Goiás. Neste fórum, ficou agendado para 2 de junho, a realização da 1ª Assembleia dos Prefeitos, com a presença da coordenadora de Apoio aos Consórcios Públicos em Saúde, Simone Sousa Nicolau Pires, que abordará temas relacionados às etapas para a formalização do consórcio, e será assinado o protocolo de intenções, iniciando assim o processo de implantação do Consórcio Intermunicipal de Saúde Vale do Paranã – CISPARANÃ.