Profissionais da atenção básica podem fazer inscrição para especialização

Médicos, enfermeiros e odontólogos membros das Equipes de Saúde da Família (ESF) ou de Saúde Bucal (ESB) têm até segunda-feira (25) para se inscreverem no processo seletivo para ingresso no curso de especialização em Saúde da Família. As aulas iniciam em março. As inscrições estão abertas desde 07 de janeiro e são feitas somente pela internet: http://unasus.ufpel.edu.br.

São mil vagas na modalidade à distância para o país. Elas serão distribuídas de forma proporcional entre médicos, enfermeiros e odontólogos. O estado de Roraima foi selecionado, pois possui profissionais vinculados ao Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (Provab). No entanto, as inscrições dos profissionais que ainda não estejam atuando na ESF, ESB ou Provab serão aceitas.

A especialização terá duração de um ano. A carga horária é de 360 horas. O resultado da seleção será divulgado no dia 11 de março. Os recursos deverão ser encaminhados, via sedex, até às 17h do dia 13 de março para o seguinte endereço: Faculdade de Medicina, departamento de medicina social, Curso de Especialização em Saúde da Família (UFPel), Av. Duque de Caxias, 250 – Pelotas, RS – CEP 96030 – 000.

O candidato deverá ter conhecimentos básicos de informática, pois os conteúdos do curso e as atividades propostas aos alunos serão desenvolvidas em ambiente virtual, sendo de responsabilidade do aluno o acesso ao ambiente.

De acordo com a gerente do Núcleo de Ações Programáticas de Saúde da Família, Maysa Ruyz, a ideia é que os profissionais que aderiram ao Provab participem do curso no sentido de capacitar-se. “Na análise curricular, o profissional vinculado ao Provab ganha 20 pontos extras”, conta.

O curso de especialização em Saúde da Família é desenvolvido pelo Departamento de Medicina Social, da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Pelotas (RS), em parceria com a Universidade Aberta do SUS (UNASUS) e Ministério da Saúde (MS).

Foto: Ascom/Sesau
Rebeca Alencar/Sesau
ASCOM SESAU
(95) 2121-0507
www.saude.rr.gov.br