Profissionais da Saúde participam de capacitação sobre atenção às quedas entre pacientes idosos

A atenção à saúde dos pacientes com mais de 60 anos segue sendo um tema muito discutido entre os profissionais da Secretaria Municipal de Saúde. Nesta segunda-feira (7), mais um módulo da Oficina de Atenção à Saúde do Idoso foi realizado para médicos, enfermeiros e técnicos em enfermagem da rede pública no auditório Cícero Diniz, no Centro Administrativo Municipal. Na ocasião, o conselheiro do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), geriatra e professor Edgar Nunes de Moraes proferiu palestra com os temas “Quedas e desequilíbrio no idoso” e “Sarcopenia (perda de massa e força na musculatura esquelética), osteoporose e fratura por fragilidade”.

Entre as abordagens, os participantes souberam um pouco mais sobre os riscos e desdobramentos que as quedas podem gerar para pacientes da terceira idade e os medicamentos que podem ser motivadores de instabilidade postural. A referência técnica da rede de atenção à saúde da pessoa idosa, Elaine Silvestre, destacou a importância do workshop.

“Esse cuidado com os idosos já tem sido uma preocupação do município há algum tempo. Vem sendo desenvolvidas, desde o primeiro Mutirão de Saúde do idoso que aconteceu em dezembro do ano passado. Esses módulos de oficina e aprendizagem têm o objetivo de munir os profissionais de um conhecimento que, na atenção básica por si só, eles não teriam condições de estar conduzindo os pacientes por ações e projetos que são de extrema importância”, destacou.

O palestrante Edgar Nunes reforça que a parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde e Conass tem sido muito positiva para a implantação de uma nova abordagem aos pacientes, como prova ela cita os mutirões realizados em todos os setores da cidade.

“Uberlândia atualmente protagoniza e é a liderança brasileira em termos de política pública de saúde voltada para o idoso. Essas intervenções começaram em dezembro do ano passamos e continuamos realizando oficinas mensais teóricas aula e apresentação de casos e a parte prática com a discussão de casos e várias atividades para instrumentarmos os profissionais de saúde. Com o Mutirão da Saúde do Idoso, já temos uma porcentagem enorme de idosos de Uberlândia com reconhecimento das suas necessidades em saúde”, afirmou.

Currículo

Atualmente consultor da Organização Pan-Americana da Saúde e do Conselho Nacional de Secretários de Saúde na área de Saúde do Idoso, Edgar Nunes de Moraes é, também, professor de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), onde coordena o Núcleo de Geriatria e Gerontologia. No Hospital das Clínicas (HC-UFMG), ele coordena o Serviço de Geriatria e o Programa de Residência Médica em Geriatria.

Ampla abordagem

Ao longo do ano, os profissionais em saúde de Uberlândia puderam participar de outras oficinas, também ministradas pelo médico e professor Edgar Nunes: Implantação da Rede de Atenção à Saúde do Idoso: saúde e envelhecimento, estratificação de risco e avaliação multidimensional do idoso; Polifarmácia e iatrogenia; Abordagem das comorbidades no idoso, com ênfase na hipertensão arterial e diabetes mellitus; Estratégias de prevenção no idoso: perigos associados ao uso excessivo de “medicações preventivas” e de rastreamentos no idoso (Prevenção Quaternária); e Esquecimento, demências e outras doenças neurodegenerativas no Idoso – Depressão e alterações comportamentais no idoso.

Prefeitura de Uberlândia