Profissionais da voz participam da palestra “Seja Amigo de Sua Voz”

Marcelo Torres -SES/AC

A voz é algo tão característico e importante como a nossa própria fisionomia e impressão digital, ela varia de acordo com o sexo, idade, profissão, personalidade, estado emocional, e a intenção que a usamos. Em alusão a semana da voz a Secretaria de Estado de Saúde realizou na tarde de quarta-feira, 17, uma palestra destinada aos radialistas, jornalistas, cantores, e outros, para orienta-los como utilizar a voz de forma adequada, observando certos cuidados específicos.

Na semana da voz, que teve início no dia 15 e se estenderá até 19 de abril, foi elaborada uma programação variada com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da voz humana.

A semana da voz é lembrada todos os anos em 16 de abril em alusão ao Dia Mundial da Voz. Por conta disso, a Sesacre, por meio do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), organizou palestras educativas para que as pessoas tenham consciência e passem a adotar cuidados com as pregas vocais. “Através dela podemos saber as características de uma pessoa como em uma conversa ao telefone, conhecemos quem está no outro lado da linha”, explica a fonoaudióloga Gabriela Lima.

De acordo com o radialista da Rádio Difusora Acreana, Damião Viana, é de suma importância que a população se conscientize que precisa ter certos cuidados com os elementos condutores da voz. “Os organizadores desse evento estão de parabéns, pois nós como profissionais que utilizamos a voz como nosso ganha pão, temos que cuidar da nossa fala continuamente. Outro fator importante é que a população está tendo a oportunidade de conhecer esse assunto que, até então, era pouco debatido”, ressalta.

O evento conta com a parceria da Secretaria de Estado de Educação, Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Estadual de Comunicação, Secretaria de Gestão Administrativa, Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Acre, Sesi/Fieac, Central Única dos Trabalhadores e do Centro Médico Unimed de Rio Branco.