Profissionais do HPEL são capacitados em condutas e fluxos de atendimento ao paciente com coronavírus

O Hospital Professor Eládio Lasserre (HPEL), localizado no bairro de Cajazeiras, em Salvador, estabeleceu nas últimas semanas condutas preventivas voltadas às equipes assistenciais e de apoio da unidade, e fluxos de atendimento voltados aos casos suspeitos ou confirmados de COVID-19 (novo coronavírus).

Diariamente, as equipes multiprofissionais passam por capacitações e atualizações sobre os fluxogramas e rotinas, que incluem fluxos de pacientes de casos suspeitos ou confirmados, orientações aos pacientes e aos colaboradores, protocolos de higienização, limpeza e desinfecção do ambiente, gerenciamento de resíduos, manuseio e utilização de kits COVID-19 – compostos por capa, máscara, gorro, óculos e luvas -, além de fluxogramas de atendimento ao colaborador com sintomas respiratórios, assim como orientações aos visitantes e acompanhantes.

“Todos esses treinamentos estão relacionados, de forma direta ou indireta, ao cuidados otimizados ao paciente suspeito ou infectado com coronavírus”, reforça o infectologista e coordenador do SCIH, Giancarlo Rocon.

Desenvolvidas através do Comitê de Enfrentamento ao COVID-19 do Instituto Fernando Filgueiras, as medidas foram estabelecidas com o apoio de todas as equipes que compõem o quadro assistencial do HPEL, conforme os protocolos estabelecidos pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) e Ministério da Saúde, de forma a assegurar uma assistência otimizada.

Quando procurar um hospital

Em casos de sintomas como coriza e febre, as autoridades recomendam ficar em casa, em observação. Caso tenha sintoma de coriza, febre e tosse, por sua vez, o indicado é se dirigir a uma unidade de saúde do bairro. A procura de um hospital é indicada caso o paciente apresente sintoma de coriza, febre, tosse e falta de ar.

Ficar em casa e seguir as recomendações de higiene e etiqueta respiratória permanecem como as principais formas de reduzir o contágio com o novo coronavírus. Mais informações podem ser obtidas através do tele coronavírus: 155.

Fonte: Ascom SES/BA