Projeto Caminhos do Cuidado abre seleção para orientadores

O Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde da Fiocruz, e o Centro de Educação Tecnológica e Pesquisa em Saúde da Escola do Grupo Hospitalar Conceição divulgam as normas para a seleção de Orientadores, que vão atuar no Projeto Caminhos do Cuidado – Formação em Saúde Mental (crack, álcool e outras drogas).  As inscrições estão abertas desde 12 de agosto de 2013. Serão oferecidas 12 vagas nas quatro regiões do país e o público alvo da seleção são profissionais de nível superior com pós-graduação.

O projeto “Caminhos do Cuidado” vai capacitar agentes comunitários de saúde e auxiliares/técnicos de enfermagem da Atenção básica em saúde mental (crack, álcool e outras drogas). Este projeto está inserido no plano integrado de combate às drogas “Crack, é possível vencer”, sob a responsabilidade da Casa Civil e que prevê a participação de outros ministérios e órgãos do Governo.

O curso de capacitação pretende oferecer um conjunto de estratégias e conhecimentos, que possibilitem aos agentes comunitários de saúde, auxiliares e técnicos de enfermagem em saúde mental (crack, álcool e outras drogas) acolher e cuidar de forma integral do usuário, a partir de sua inclusão no sistema, sem jamais excluí-lo, sob qualquer pretexto.

O “Caminhos do Cuidado” prevê a preparação de orientadores e a formação de mil tutores de aprendizagem em todo o país, que serão responsáveis pela execução e capacitação de 290.760 alunos (agentes comunitários de saúde e auxiliares e técnicos de enfermagem em saúde mental, crack e outras drogas). Tanto a formação dos tutores como a dos alunos será realizada de forma descentralizada nos estados da federação, respeitando-se as especificidades de cada região.

Inscrições

As inscrições serão realizadas exclusivamente pela internet, no endereço eletrônico http://www.caminhosdocuidado.org/ no período das 9h do dia 12/08/2013 até as 16h do dia 17/08/2013.

<-Voltar