Projeto Redes da Atenção Primária à Saúde é debatido com técnicos das SES

Debater sobre a capacitação para a implantação/implementação do projeto do CONASS das Redes da Atenção Primária à Saúde com os técnicos das Secretarias Estaduais de Saúde, é o objetivo da reunião promovida pelo Conselho na quinta-feira (14), e hoje (15), em Brasília.

A abertura do encontro foi feita pela coordenadora de núcleos do CONASS, Rita Cataneli, que apresentou os temas de pauta como: Contrato Organizativo de Ação Pública – Coap, a Governança nas Redes e o Laboratório de Inovação na Atenção às Condições Crônicas na Atenção Primária – projeto que visa à produção de evidências e de conhecimento a respeito da atenção às condições crônicas e prevê o acompanhamento das experiências de implantação do modelo a fim de acumular informações que possam dar suporte à tomada de decisão dos gestores.

Durante a reunião, Fernanda Almeida, assessora técnica do Departamento de Atenção Básica do Ministério da Saúde (DAB/MS), apresentou o E- SUS Atenção Básica – ferramenta que faz parte de uma estratégia do DAB para reestruturar as informações da Atenção Básica em nível nacional, discutir as competências das SES e as principais estratégias para a sua implantação. A assessora ressaltou que o DAB tem uma lista de todos os estados para saber quais são os problemas mais graves e como o processo de implantação está ocorrendo. “A nossa intenção é aproveitar esse espaço para dialogar e identificar com os técnicos esses problemas e avançar no apoio da implantação do sistema”, explicou.

Durante a reunião os técnicos irão discutir também a elaboração da segunda geração das Oficinas de Planificação da APS, abordando as condições crônicas de saúde.

Ascom/CONASS