Proqualis em parceria com Hospital Alemão Oswaldo Cruz lança página de Cirurgia Segura

Protocolos, vídeo, aula, material amplo para implementação de práticas seguras para procedimentos cirúrgicos

Isis Breves

Já está no Portal Proqualis em Experiências Brasileiras, a página de Cirurgia Segura coordenada pelo Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC) contendo todos protocolos e políticas para implementação das práticas de cirurgia segura. A aplicação da lista de verificação (check list) de segurança perioperatória permite uma conferência prévia dos procedimentos cirúrgicos contemplando três momentos: antes do início da anestesia, imediatamente antes da incisão cirúrgica e antes da saída do paciente da sala operatória. O HAOC também implementou um conjunto de protocolos e políticas que dão suporte a esse checklist para tornar as intervenções cirúrgicas mais seguras.

O HAOC é um hospital especializado em procedimentos cirúrgicos de alta complexidade e implementou o processo de Cirurgia Segura em 2009. Atualmente, esses conceitos e processos com foco na qualidade e segurança já estão incorporados em toda a rotina do Hospital.

Na página, o profissional de saúde encontra em acesso aberto ferramentas para implementação do processo de cirurgia segura como a política institucional do hospital “Garantir o local correto, o procedimento correto e a cirurgia no paciente correto”, o Protocolo de Cuidados durante Anestesia e Sedação, Conferência de compressas cirúrgicas, gazes e agulhas, dentre outras; Literatura de interesse selecionada sobre o tema e com tradução do resumo para o português e mais: Um vídeo produzido pelo HAOC sobre os desafios da implementação da lista de verificação da cirurgia segura e uma aula em slides sobre Cirurgia Segura.

Eventos adversos relacionados ao cuidado cirúrgico, como cirurgia errada, no lado errado ou paciente errado, infecção do sítio cirúrgico, dentre outras, representam 1/3 dos eventos adversos em hospitais e que poderiam ser evitados com medidas de prevenção apresentadas em protocolos de cirurgia segura como a lista de verificação para a cirurgia segura.

Acesse a página Cirurgia Segura em: http://proqualis.net/cirurgia-segura

Ao longo da semana, o Proqualis divulgará estratégias e conteúdos em comemoração à Semana Nacional de Segurança do Paciente. A Semana é dedicada à conscientização para a Segurança do Paciente e remete ao aniversário de três anos da criação do Programa Nacional de Segurança do Paciente, lançado dia 1º de abril de 2013, pelo Ministério da Saúde. Aguardem!