Protagonismo dos estados no enfrentamento da pandemia aumenta a procura por informações e dados no portal do Conass


O portal do Conass atingiu mais de 24 milhões de acessos em 2020, cerca de 1.500% a mais do que no ano anterior. Entre os 199 países que mais acessaram o site estão, além do Brasil, Estados Unidos, Portugal, Moçambique, Reino Unido, Angola, Japão, Alemanha e Canadá.

Jurandi Frutuoso, secretário executivo do Conass, atribui o aumento expressivo ao protagonismo do Conass no enfrentamento da pandemia. “Trabalhamos exaustivamente para gerar e disseminar informações confiáveis em relação às ações dos estados, além de análises de dados e números que retratam a realidade da pandemia em todo país”, destaca.

Além do Painel Conass Covid-19, que divulga diariamente o número de casos e óbitos por estado e região, o Conselho disponibiliza o Painel de Habilitação de Leitos de UTI SRAG/Covid-19 e o Painel de Análise do Excesso de Mortalidade por causas Naturais no Brasil em 2020, este em parceria com a Vital Strategies e com a Associação dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen).

Mais recentemente, foi implantado o ambiente que reúne dúvidas em relação à Vacinação contra a Covid-19, página que estará em constante atualização sempre com o objetivo de trazer informações precisas sobre a importância de se vacinar.

Também foi lançada a Coleção Covid-19, que traz artigos que incitam o debate a respeito das lições, perspectivas e efeitos da pandemia para o Sistema Único de Saúde (SUS) e para o Brasil. Os artigos são de renomados especialistas em diversas áreas e estão divididos em seis volumes, abordando desde os desacertos, implicações jurídicas, impactos sociais da pandemia e outras temáticas. Os livros estão disponíveis gratuitamente na Biblioteca Digital do Conass e a estratégia conta com a parceria da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas).

Com o objetivo de organizar e disponibilizar informações estratégicas para a gestão estadual do SUS, por meio de painéis dinâmicos, individualizados por estado, o Conass desenvolveu o Centro de Informações Estratégicas para a Gestão Estadual do SUS – Cieges, idealizado para auxiliar na rapidez da tomada de decisão, nos fluxos de informações estratégicas organizadas e disponibilizadas aos gestores sem intermediários, na integração das bases de dados fragmentadas, na racionalização e redução de redundâncias e ineficiências, na gestão com decisões baseadas em informação, e na integração efetiva das áreas, especialmente de planejamento, orçamento e finanças.

Outro ambiente destinado ao enfrentamento da Covid-19 é o Guia Orientador para o Enfrentamento da Pandemia Covid-19 na Rede de Atenção à Saúde (2ª edição publicada em 11/08/2020), lançado em parceria com o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), a partir da preocupação da Atenção Primária à Saúde (APS) em relação às demais situações de saúde, em especial as condições crônicas, frente ao enfoque dado à pandemia. O instrumento foi estruturado com o apoio do Hospital Albert Einstein e busca reforçar as ações de saúde para as outras condições de saúde, tendo em vista que a mobilização frente à pandemia tende a desorganizar o sistema. O desafio é garantir o cuidado a partir da dinâmica imposta pela realidade pandêmica, respondendo às situações de saúde já existentes e aquelas que se apresentam a cada dia.

Conass e Conasems também lançaram conjuntamente o Instrumento de Avaliação de Risco para a Covid-19 (edição atualizada em 23/09/2020), ferramenta para auxiliar estados e municípios na definição de ações de resposta à doença, como medidas de distanciamento social e retomada gradual de atividades. Preparado a partir da análise de um conjunto de indicadores que avaliam a capacidade de atendimento do sistema de saúde e o perfil epidemiológico dos casos de Covid-19, o instrumento prevê cinco classificações de risco, identificados por cores. Os riscos podem ser muito baixos (verde), baixo(amarelo), laranja (moderado), alto (vermelho) e muito alto (roxo). Para cada classificação, há um conjunto de medidas recomendadas. O objetivo do instrumento é oferecer aos gestores informações sistematizadas para a tomada de decisão em todas as esferas do SUS.

Nesta linha, o portal também disponibiliza o artigo O lado oculto de uma pandemia: a terceira onda da covid-19 ou o paciente invisível, do professor Eugenio Vilaça Mendes, que reforça a necessidade dos cuidados de saúde para além da Covid-19 e esmiúça as implicações do enfrentamento da pandemia nos sistemas de saúde e propõe ações e estratégias para este enfrentamento.

Além das estratégias mencionadas, no site é possível encontrar as Notas Oficiais com o posicionamento do Conass frente a questões mais urgentes e/ou polêmicas, além das portarias e outras normativas e notícias dos estados e de parceiros relacionadas à Covid-19.

Ascom Conass

ascom@conass.org.br

(61) 3222-3000