“Zika: o que se sabe?” é o tema do Sala de Convidados desta terça-feira (01/03) Ao vivo. Participe!

A provável ligação do vírus Zika com os casos de microcefalia no Brasil levaram o país a declarar uma verdadeira guerra contra a doença. As batalhas nessa epidemia acontecem em todos os fronts, do combate ao seu principal vetor de transmissão, o mosquito Aedes aegypti, passando pelo estudo genético do vírus, as pesquisas sobre os diversos possíveis tipos de transmissão e o trabalho para o desenvolvimento de uma vacina.

Mas com tudo que vem sendo divulgado, além dos inúmeros boatos que andam circulando nas redes, ainda são muitos os campos nebulosos quando se fala do zika vírus, mesmo ele tendo sido identificado pela primeira vez em 1948. Por isso, o Sala de Convidados desta terça-feira (01/03), que vai ao ar ao vivo, às 11h, no Canal Saúde, lança a pergunta: zika, o que se sabe?

Relação do zika vírus com a microcefalia, cuidados que as futuras mães devem tomar, associação com a síndrome de Guillain Barré, suspeitas de contágio por relações sexuais e potencial de contaminação pela saliva, recomendações da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde (OMS), sintomas, cuidados e muito mais serão abordados nesta edição. O programa vai reunir as informações que já são conhecidas sobre a zika, cuja notificação no país passou a ser obrigatória, e esclarecer dúvidas sobre a doença.

O infectologista e professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Celso Ramos Filho e a professora da Universidade Estadual do Rio de Janeiro e coordenadora de Atenção Médica em Neurologia Infantil no Hospital Universitário Pedro Ernesto (HUPE), Heloisa Pereira Viscaino; e o pesquisador do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz), André Siqueira são os convidados desta edição. Não perca e participe!

Sobre o Sala de Convidados

É um debate, ao vivo, apresentado por Renato Farias. O programa, que vai ao ar às terças-feiras, das 11h às 12h, trata de temas com relevância factual e que estejam relacionados às políticas públicas na área da saúde.

Participação ao vivo

O Sala de Convidados é um programa idealizado para a participação do espectador. Perguntas e comentários podem ser enviados a qualquer momento durante o programa. Utilize o chat no site do Canal Saúde ou ligue, gratuitamente, para 0800 701 8122.  Se preferir, antecipe suas perguntas através do e-mail canal@fiocruz.br ou pela fan page do Canal Saúde (facebook/canalsaudeoficial) em Fale com a Gente.

Como assistir

Televisão: canal 2.4, no Rio de Janeiro e em Brasília, na multiprogramação da TV Brasil, no Sistema Brasileiro de TV Digital; em todo o Brasil por antena parabólica digital (freqüência 3690); e nas TVs parceiras de veiculação. Consulte a página Como Assistir no site do Canal Saúde.  Os conselheiros de saúde nos municípios brasileiros podem  assistir pela  Oi TV, canal 910.

Internet: acesse www.canalsaude.fiocruz.br e clique na WEB TV, na página principal.

Saiba mais: www.canalsaude.fiocruz.br

Curta: http://www.facebook.com/canalsaudeoficial

Siga: https://twitter.com/canalsaude

Acesse o site www.canalsaude.fiocruz.br, acompanhe a programação completa da TV e assista também aos vídeos em nosso acervo. Faça a sua busca e programe-se para assistir quando quiser.

Mais informações:

Canal Saúde/Fundação Oswaldo Cruz

Assessoria de Comunicação – Gabriel Cavalcanti gabrielcfonseca@gmail.com – 55 21 3194-7743 Coordenação – Ana Cristina Figueira