RadVid19: A radiologia brasileira contra a Covid-19

O RadVid-19 é uma ação entre os radiologistas brasileiros apoiados pelo CBR para coletar exames de raio X e tomografia confirmados ou suspeitos de COVID-19. A plataforma é um repositório de casos de COVID no Brasil, feita por uma ação conjunta dos radiologistas brasileiros e será aberta para aplicação de inteligência artificial para auxílio à decisão clínica, com a finalidade de tornar este diagnóstico mais preciso e, no caso de tomografia, automatizar dados quantitativos do acometimento da doença.

Ampliaremos a base com a coleta dos casos num primeiro momento, para então anotar e classificar imagens através de iniciativa nacional de radiologistas. Então, a base de imagens classificadas será disponibilizada para o desenvolvimento e validação de algoritmos de Machine Learning.

O primeiro algoritmo já implantado na plataforma faz a análise das imagens de tomografia coletadas, gerando um relatório que pode ser acessado pelo radiologista, com o objetivo de auxílio na decisão clínica. Reforçamos que esta iniciativa busca suporte à decisão clínica, e não substituição de uma ato profissional.

Destinada aos radiologistas, assim como as pessoas do Brasil da área de computação e exatas.

Num primeiro momento serão coletados casos e depois de organizados e classificados. Serão disponibilizados para o desenvolvimento e validação de algoritmos.