Região Norte de Saúde dá continuidade ao projeto de planificação

ses_esUm total de 24 referências técnicas dos 14 municípios da Região Norte de Saúde estão sendo preparadas para reorganizar o trabalho das Unidades Saúde da Família (USF) segundo as diretrizes do projeto de Planificação da Atenção à Saúde, desenvolvido pela Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo (Sesa) e pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass). Nesta terça-feira (23), esses profissionais, que são enfermeiros e dentistas, participaram de mais uma oficina com esse objetivo.

“As referências técnicas vão conhecer todas as etapas da planificação e serão pessoas-chaves na continuação do processo de tutoria. Essa preparação acontecerá na teoria e também na prática, dentro das USF. Vamos ter quatro unidades-laboratório na região. Uma em Nova Venécia, uma em Barra de São Francisco e duas em São Mateus, onde está o maior número de equipes da Estratégia Saúde da Família”, detalha a superintendente da Região Norte de Saúde, Gilcilene Pretta Cani Ribeiro.

Sobre o processo de tutoria, Pretta explica que, durante um ano, cada grupo de cinco Unidades Saúde da Família contará com um tutor, que ficará um dia da semana em cada uma dessas unidades trabalhando com a equipe os processos de trabalho definidos durante as oficinas, ou seja, os protocolos clínicos, as linhas de cuidado, a assistência farmacêutica destinada às linhas de cuidado, entre outras ferramentas.

Além das referências técnicas, participaram da oficina os secretários de saúde de São Mateus, Jaguaré e Pinheiros. Eles representaram o grupo de gestores municipais e, como previamente acordado, vão repassar as informações da oficina para os demais secretários em reunião da Comissão Intergestores Regional (CIR) Norte. Os secretários de saúde municipais se revezam para participar das reuniões do projeto de Planificação da Atenção à Saúde.

As oficinas estão sendo ministradas por facilitadores capacitados pelo Conass, que forneceu a metodologia para a implantação da planificação da atenção à saúde no Espírito Santo e está oferecendo consultoria neste projeto, assim como faz em outros estados do país.

Agora à tarde, o grupo condutor da planificação na Região Norte está reunido para definir os próximos passos. Fazem parte desse grupo representantes do Conass, grupo de gestores municipais, membros da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) do Espírito Santo e da CIR, além de profissionais do nível central e da superintendência regional da Secretaria de Estado da Saúde.

 

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde 

Jucilene Borges

jucileneborges@saude.es.gov.br / asscom@saude.es.gov.br

Juliana Rodrigues

julianarodrigues@saude.es.gov.br

Ana Carolina Stutz

anapinto@saude.es.gov.br

Juliana Machado

julianamachado@saude.es.gov.br

Texto: Juliana Rodrigues

Tels.: (27) 3347-5642/3347-5643/9 9969-8271/9 9983-3246