Regional de Saúde de Uberlândia inicia reuniões virtuais com os municípios

Devido ao cenário do coronavírus, a necessidade da adoção de medidas preventivas e a urgência do alinhamento das informações, a Regional de Saúde de Uberlândia promoveu nesta quinta-feira, 19/03, a primeira reunião virtual com os técnicos das secretarias municipais de saúde da região.

As equipes regionais de Vigilância em Saúde e Atenção Primária, ao vivo, abordaram as principais dúvidas quanto ao protocolo de atendimento de caso suspeito de coronavírus, o que altera na rotina dos serviços dos profissionais de saúde e as atuais diretrizes da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES/MG) discutidas na videoconferência que havia terminado minutos antes da transmissão.

A referência técnica da Atenção Primária, Otávio Reimberg, ressaltou que foi uma boa experiência e que teve retorno positivo dos participantes. “Disponibilizamos o link no grupo dos coordenadores de atenção primária e eles replicaram para as equipes municipais. Os participantes também tiveram a oportunidade de interagir”.

Christiane Ramos e Ramos, farmacêutica do município de Douradoquara, destacou que como profissional de saúde que está na linha de frente esta iniciativa é importante. “A live foi muito esclarecedora, pois todas as informações impactam diretamente nos nossos serviços. Irei repassar as orientações para toda a equipe.”

Presente na transmissão, a apoiadora regional do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (COSEMS/MG), descreveu como resolutiva a iniciativa e reforçou que o COSEMS/MG está aderindo às reuniões online. “É a tendência por conta do cenário epidemiológico que vivemos. O COSEMS/MG está realizando encontros virtuais diariamente e as nossas reuniões mensais dos secretários de saúde da região também serão nesta modalidade”.

A Regional de Saúde de Uberlândia está buscando alternativas para evitar o deslocamento e aglomeração de pessoas. “Estamos utilizando de ferramentas tecnológicas gratuitas e acessíveis para que possamos levar as informações importantes e em tempo hábil. O nosso próximo projeto é produzir vídeos pela nossa própria equipe e disparar para o nosso público”, frisou o superintendente regional de saúde de Uberlândia, Marcelo José Pires Ferreira.

Fonte: Lilian Cunha – Ascom SES/MG

 

<-Voltar