Repositório intitucional da Fiocruz reúne documentos sobre a Covid-19

O Arca – Repositório Institucional da Fiocruz – alcançou a marca de 600 documentos em acesso aberto sobre a Covid-19. O conjunto inclui a produção acadêmica e de divulgação científica produzida no âmbito da Fundação Oswaldo Cruz sobre o novo coronavírus ao longo deste período de pandemia. Além de trabalhos científicos, como artigos, relatórios de pesquisa, dentre outros, o repositório também agrega arquivos de mídia como vídeos, podcasts, dentre outros formatos.

Lançado em 2011, o Arca tem a função de reunir, hospedar, disponibilizar e dar visibilidade à produção intelectual da instituição, que também possui uma Política de Acesso Aberto ao Conhecimento. Está organizado em comunidades que correspondem às unidades técnico-científicas da Fiocruz, cada uma reunindo documentos em diferentes coleções de suas áreas de atuação.

“Devido à emergência sanitária da Covid-19, criamos uma força-tarefa com os profissionais de informação da Fiocruz para o povoamento de forma mais rápida no Arca dos documentos sobre o assunto”, explica Claudete Fernandes, bibliotecária da Seção de Informação do Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC/Icict), responsável pela gestão do Arca.

Página inicial do repositório Arca
Site está organizado internamente em comunidades que representam as diversas unidades da Fiocruz (Imagem: divulgação)

Por se tratar de uma ação contínua, periodicamente há novos materiais disponíveis no repositório. “A recomendação é que os próprios autores realizem o autoarquivamento de seus artigos no Arca, visando assim, disponibilizar a produção intelectual da Fiocruz em acesso aberto a toda a Sociedade”, orienta a profissional do CTIC.

O depósito de artigos é feito preferencialmente pelos próprios autores (autoarquivamento) ou por meio dos Núcleos de Acesso Aberto ao Conhecimento (NAACs) da Fiocruz. O depósito de teses, dissertações e outros tipos de documentos pode ser realizado por meio dos NAACs ou por pela extração de dados de outros sistemas – como os das bibliotecas.

Para os pesquisadores, professores, estudantes ou demais públicos interessados em conhecer a produção científica sobre Covid-19, basta buscar pelo item de menu destacado na página inicial do Arca.

Fonte: Portal Fiocruz