Revista científica recebe trabalhos sobre sustentabilidade e eficiência do sistema de saúde brasileiro

Trabalhos devem ser submetidos até 01 de março de 2020

O JBES – Jornal Brasileiro de Economia da Saúde, em colaboração com o Banco Mundial e o Ministério da Saúde, abre chamada pública para submissão de artigos para Edição Especial sobre “Sustentabilidade e Eficiência do Sistema de Saúde Brasileiro”. Os artigos, que deverão ser submetidos até 01 de março de 2020, serão avaliados e classificados por especialistas segundo processo peer-review (revisão por pares). Serão aceitos artigos originais, revisões sistemáticas da literatura, artigos de atualização ou de opinião, nos idiomas Português ou Inglês.

A chamada pública selecionará dez artigos para compor a Edição Especial do JBES, baseados nos temas:

  • Discussões teóricas e metodológicas sobre mensuração da eficiência no financiamento e provisão de cuidados da saúde;
  • Gestão de custos como prática para aprimorar a oferta dos serviços de saúde;
  • Aplicações de métodos de mensuração da eficiência em saúde, nos sistemas público e privado, no Brasil;
  • Discussões sobre políticas de saúde com foco na eficiência e na sustentabilidade dos gastos com saúde;
  • Descrição de experiências na implementação de políticas voltadas para a melhoria da eficiência (no SUS e na saúde suplementar), destacando questões como a melhoria da eficiência alocativa de recursos, da eficiência técnica, ganhos de eficiência relacionados ao mix público-privado na organização e provisão dos serviços de saúde, ganhos de eficiência relacionados à integração e à regionalização dos cuidados, incluindo o papel da atenção primária na melhoria da gestão.

Além dos dez artigos selecionados por meio de chamada pública, a Edição Especial contará com outros cinco artigos produzidos por pesquisadores e gestores com experiência em análise e implementação de políticas de saúde voltadas à eficiência do gasto.

As Normas para Publicação podem ser encontradas em www.jbes.com.br. Os manuscritos deverão possuir entre 30 e 60 mil caracteres, já incluídos espaços, e devem ser submetidos por meio do endereço eletrônico www.jbes.com.br.

A edição será lançada e oficialmente publicada em cerimônia prevista para o mês de junho de 2020.

Informações adicionais podem ser obtidas por meio do correio eletrônico jbes@jbes.com.br.

Fonte: Departamento de Economia da Saúde, Investimentos e Desenvolvimento

Secretaria Executiva

Ministério da Saúde