RJ capacita profissionais em Segurança do Paciente na Atenção Primária e realiza tutoria nas unidades de saúde

Entre os dias 16 e 20 de setembro, profissionais da gestão municipal de saúde do Rio de Janeiro e facilitadores do Conass do Projeto de Planificação da Atenção à Saúde (PAS) participaram de capacitações referente à PAS. As atividades foram realizadas na Coordenação de Planejamento (CAP 3.1) e na Fiocruz.

No dia 15 foi realizada a da Oficina de Facilitadores em Segurança do Paciente na Atenção Primária à Saúde (APS), a primeira nessa modalidade. O professor Vitor Grabois, referência nacional para a temática, proferiu uma conferência na abertura da oficina que foi desenvolvida especificamente para facilitadores que irão replicá-la para profissionais das unidades laboratórios dessa região de saúde. Ao todo, 41 facilitadores foram capacitados. Vale ressaltar que o guia para a Oficina foi elaborado por Carla Ulhoa, Maria Emi e Rúbia Pereira Barra (Conass), com participação dos profissionais da CAP.

“A oficina foi um marco pois despertou a importância da temática e de maior vigilância do cuidado em saúde objetivando evitar danos, incidentes e eventos adversos nos usuários, e, dessa forma, fortalecer cada vez mais a APS, tornando-a segura e com qualidade”, explicam as facilitadoras e condutoras das atividades Alzira Guimarães e Leane Machado.

Nos dias 17 e 18 de setembro foram capacitados cerca de 400 profissionais de saúde das quatro unidades laboratórios.

Já no dia 19 foram realizadas as atividades de tutoria, que foram realizadas nas unidades laboratório Vilma Costa – Ilha do Governador; São Godofredo- Penha; Victor Valla e Centro de Saúde Escola, ambas unidades da Fiocruz. O processo de tutoria consiste no fazer junto com os profissionais de saúde, alinhando a teoria à prática, partilhando a realidade de cada unidade e construindo uma Atenção Primária à Saúde de qualidade com todos os profissionais.

Nesse período também foi realizada reunião com odontólogos para planejamento e discussão das diretrizes da saúde bucal, temática que também será abordada posteriormente.

Concluindo a semana de atividades, foi realizada no dia 20 uma reunião com tutores e com o grupo condutor para discussão das atividades futuras com objetivo de traçar estratégias para enfrentamento dos desafios encontrados. A assessora técnica do Conass, Maria José Evangelista, participou do encontro.