Rio de Janeiro – Centro Estadual de Transplantes já é segunda maior transplantadora de fígado do país

Além da alta produção, o centro se destaca também na qualidade das operações. O índice de sucesso está em 87%, enquanto a média entre os receptores do mundo fica entre 70% e 80%

O Centro Estadual de Transplantes (CET) mal completou seis meses de existência e já se tornou referência nacional em cirurgias hepáticas. Desde fevereiro, o serviço oferecido no Hospital São Francisco de Assis, na Tijuca, realizou 45 transplantes de fígado – uma média de nove cirurgias por mês. Os números equiparam a unidade carioca ao tradicional Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo.

Além da alta produção, o centro se destaca também na qualidade das operações. O índice de sucesso está em 87%, enquanto a média entre os receptores do mundo fica entre 70% e 80%. Para o presidente da Dohe Fígado (Associação dos Doentes e Transplantados Hepáticos), Carlos Roberto Cabral, de 56 anos, o hospital representa uma revolução na área. Há dez, quando recebeu o transplante, o cenário era outro.

– Na minha época, havia mês em que nenhum transplante de fígado era realizado. Faltavam estrutura, órgãos e profissionais. Fiquei dois anos na fila. Esse centro é uma vitória – disse o presidente.

Se Carlos Roberto esperou dois anos pelo transplante, o professor de Educação Física João Torres, de 52 anos, quase não ocupou lugar na fila. Ele levou apenas quatro meses desde a descoberta da cirrose hepática provocada pela Hepatite C até a realização da cirurgia.

– Mesmo com a gravidade, achei que só conseguiria no fim do ano. Mas foi tudo muito rápido. Estou recebendo um tratamento de excelência e agora minha meta é voltar ao trabalho – afirmou Torres, que recebeu alta há 12 dias.

Número de captações de órgãos também subiu – Para Lúcio Pacheco, coordenador do CET e vice-presidente da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos, o salto do Estado do Rio na área é reflexo dos investimentos da Secretaria de Saúde. A criação do Programa Estadual de Transplantes (PET) e o serviço no Hospital São Francisco de Assis foram medidas que proporcionaram resposta rápida à necessidade de procedimentos.

– Tínhamos um número de doação três vezes maior do que nossa capacidade e precisávamos de um centro robusto como este. Temos respondido bem e acho que vamos superar a meta, que era de 100 transplantes de fígado em um ano – explicou Pacheco.

A rapidez do procedimento também se deve ao crescimento no número de captações de órgãos. Há três anos, o estado ocupava a lanterna do país no ranking de doação. Com a criação do PET, houve um crescimento de 50% no número de doadores, chegando a 121 em 2011. No ano passado, foram 221, e a meta para 2013 é superar 250 captações.


Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado de Saúde
ascom.SESRJ@gmail.com
(21) 2333-3717 / 2333-4029
Twitter: @SaudeGovRJ
www.saude.rj.gov.br