Rio de Janeiro – Governo do Estado realiza mutirão de cirurgia pediátrica no sábado

Neste sábado (29), o Governo do Estado realizará um mutirão de cirurgias pediátricas no Hospital Estadual da Criança. Foram selecionadas 25 crianças através do Sistema de Regulação Municipal (SISREG) para encaminhamento à unidade. Algumas delas aguardavam na fila por um procedimento há três anos. A iniciativa pretende diminuir a demanda por cirurgias gerais e urológicas em crianças em todo o estado.

Este é o primeiro mutirão da unidade inaugurada há quase quatro meses em Vila Valqueire. As cirurgias têm a finalidade de corrigir alterações no aparelho gênito urinário – como hérnia umbilical, fimose, hidrocele, testículo ectópico, entre outros. O secretário de Estado de Saúde, Sérgio Côrtes, vai acompanhar pessoalmente o mutirão que promete mudar a vida de vários pacientes.

“Nossa intenção é realizar mais mutirões como este, até que haja uma diminuição significativa na fila de espera por esses procedimentos no estado do Rio de Janeiro”, afirmou o cirurgião geral Francisco Nicanor, chefe de cirurgia e urologia pediátrica do Hospital Estadual da Criança.

Inaugurado no dia 4 de março desse ano, o Hospital Estadual da Criança é a primeira unidade do Rio de Janeiro voltada para atendimento pediátrico referenciado. O hospital realiza cirurgias de média e alta complexidade, além do tratamento do câncer, em crianças de zero a 19 anos. Em 28 de março, o hospital recebeu o credenciamento por parte do Sistema Nacional de Transplantes.

Gestão – Desde abril de 2012 a Secretaria de Estado de Saúde vem reorientando o modelo de gestão e atenção à saúde no Estado do Rio de Janeiro no intuito de melhorar a prestação dos serviços e a satisfação do usuário. A implementação dessa nova forma de administração tem como objetivos reduzir custo, melhorar a gestão e garantir um atendimento de qualidade à população. O Hospital Estadual da Criança foi viabilizado a partir de um contrato com a Rede D’Or São Luiz, que cedeu o prédio – onde antes funcionava o Hospital Rio de Janeiro – e passa a gerenciar o serviço público através da Organização Social com o Instituto D’Or de Gestão de Saúde Pública, fornecendo todos os recursos humanos e materiais necessários ao adequado funcionamento do hospital, dentro dos parâmetros e diretrizes estabelecidos pela Secretaria.

SERVIÇO: Primeiro mutirão de cirurgias do Hospital Estadual da Criança
ONDE: Hospital Estadual da Criança
ENDEREÇO: Rua Luiz Beltrão nº 147, Vila Valqueire
QUANDO: 29 de junho
HORÁRIO: 10h

Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado de Saúde
ascom.SESRJ@gmail.com
(21) 2333-3717 / 2333-4029
Twitter: @SaudeGovRJ
www.saude.rj.gov.br

Foto: Internet