Rio de Janeiro – Hemorio convoca mulheres à doação de sangue

Décima ação da campanha espera alertar o público feminino para a importância da prática, que ainda é baixa em relação aos homens

Entre os dias 22 e 24 de maio, das 9 às 15h, o Hemorio, órgão da Secretaria de Estado de Saúde (SES), promove a 10ª edição da campanha Mulher + Solidária. A ação busca alertar o público feminino para a doação voluntária de sangue. Além do tema, o evento conta com outros serviços de informação e saúde para mulher como palestras sobre prevenção do câncer de mama e do colo de útero, transplante de medula óssea e avaliação postural, além de serviços gratuitos para saúde e beleza como aferição de pressão arterial, índice de massa corporal, glicemia capilar, massagem corporal e spa para mãos e pés. A madrinha desta edição da campanha é a atriz Letícia Spiller.

– Já doei sangue em campanhas do Hemorio e participar de uma ação tão importante como essa só me enche de orgulho, pois, infelizmente, a população brasileira não possui o hábito de doar sangue, principalmente as mulheres. Portanto, estou aqui para incentivar o público feminino. Venham doar sangue e mostrem que existe atitude correndo por nossas veias! – convidou a atriz.

Hoje, no Estado do Rio de Janeiro, mais da metade da população é do sexo feminino; no entanto, no salão de doadores do hemocentro elas respondem por 35% do comparecimento. Nos últimos anos, os índices aumentaram em 5%.

– Hoje, menos de 2% da população doa sangue, mas é preciso que pelo menos 4% adote a prática. Mas acreditamos que pode melhorar – alerta Neusimar Carvalho, chefe do setor de Promoção à Doação de Sangue do instituto.

Hemorio – O Hemorio é o hemocentro coordenador que distribui sangue e derivados para 180 hospitais públicos e conveniados com o Sistema Único de Saúde – SUS. Para ser um candidato à doação de sangue é necessário trazer um documento oficial de identidade com foto (original), estar bem de saúde, ter entre 16 e 67 anos e pesar mais de 50 quilos. Jovens com 16 e 17 anos podem doar sangue com declaração expressa dos pais e/ou responsáveis, cujo modelo pode ser encontrado no site do Hemorio – www.hemorio.rj.gov.br.

Não é preciso estar de jejum, mas é importante evitar alimentos muito gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação. Os doadores serão cadastrados e vão responder um questionário que avalia se há alguma situação ou doença que impeça a doação de sangue e, em seguida, são encaminhados para a triagem clínica.

Para mais informações, o voluntário pode entrar em contato com o Disque Sangue (0800 282 0708), onde são esclarecidas dúvidas e informados os endereços dos outros 26 postos de coleta distribuídos pelo Rio de Janeiro.  O Hemorio fica na Rua Frei Caneca, 08 – Centro e funciona todos os dias (inclusive sábados, domingos e feriados) das 7 às 18 horas.

10ª Campanha Mulher + Solidária – Programação:

<-Voltar