Rio de Janeiro – Serviço de Tomografia Móvel do Governo do Estado chega a Cordeiro

A unidade móvel ainda vai receber a demanda de mais dez municípios da Região Serrana

Nesta terça-feira (18/6), a Unidade Móvel de Tomografia Computadorizada da Secretaria de Estado de Saúde começa o atendimento em Cordeiro. Pela primeira vez no município, o serviço também vai beneficiar moradores de mais dez cidades da Região Serrana: Carmo, Duas Barras, Macuco, Santa Maria Madalena, São Sebastião do Alto, Trajano de Moraes, Bom Jardim, Cantagalo, Nova Friburgo e Cachoeiras de Macacu. Instalado na Rua Raul Veiga, — em frente ao Parque de Exposições, no Centro — a Unidade Móvel de Tomografia Computadorizada permanece em Cordeiro até dia 29 de junho. A previsão é de atender 450 pacientes e realizar 500 exames.

O atendimento será feito de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h, e, aos sábados, das 7h30 às 15h. O tomógrafo móvel tem capacidade para realizar 70 exames por dia. A estrutura conta com dois aparelhos de ar condicionado, elevador para macas e cadeira de rodas e ainda dispõe de vestiário para o paciente.

O serviço, o primeiro de diagnóstico por imagem do país a percorrer os municípios levando possibilidade de tratamento aos usuários do SUS, foi criado em 2009, quando a SES adquiriu o primeiro equipamento móvel, que se encontra em Valença, até o dia 22 de junho. Em março de 2011, a SES passou a contar com a segunda unidade itinerante, que agora atenderá à demanda de Cordeiro e de municípios adjacentes. Os dois equipamentos já atenderam 52.327 pacientes e realizaram 68.391 exames.

Agendamento – Os agendamentos dos serviços de tomografia são feitos pelas secretarias municipais de Saúde, que recebem o pedido médico do paciente, encaminham a planilha com as demandas para o serviço da SES e informam os pacientes sobre a data, hora e local do procedimento. O paciente que possui aparelho de celular, recebe essas informações via torpedo telefônico até 48 horas antes do dia marcado. Após um período de 10 a 15 dias úteis, os laudos são entregues ao município de origem dos pacientes.

Rapidez – O tomógrafo móvel foi criado para atender aos moradores de cidades em que não há esse tipo de exame na rede pública ou onde o serviço existente não é capaz de suprir a demanda. Instalado numa carreta especial, fabricada e montada por uma empresa norte-americana, o equipamento é capaz de realizar um exame de corpo inteiro em 30 segundos, enquanto os aparelhos convencionais levam entre 20 e 40 minutos. O serviço funciona com gerador externo ou eletricidade externa, mas possui um gerador próprio, com capacidade para operar de oito a nove horas por dia.

Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado de Saúde
ascom.SESRJ@gmail.com
(21) 2333-3717 / 2333-4029
Twitter: @SaudeGovRJ
www.saude.rj.gov.br

Foto: Internet