Rio Grande do Norte – Oficina forma tutores para incentivo ao aleitamento materno no RN

Nesta terça-feira (03), tem início a segunda oficina de formação de tutores da Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil, cujo objetivo é reforçar e incentivar a promoção do aleitamento materno e da alimentação complementar saudável para crianças menores de dois anos na Atenção Básica. O evento, que prosseguirá até esta sexta-feira (06), no Hotel Praiamar, em Ponta Negra, é promovido pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), por meio das Coordenações da Alimentação e Nutrição e Aleitamento Materno, com o apoio do Ministério da Saúde.

Lançada em 2012 pelo Ministério da Saúde, a Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil visa à qualificação do processo de trabalho dos profissionais da atenção básica, com o intuito de fortalecer as ações de promoção, proteção e apoio à alimentação saudável. Segundo a coordenadora estadual do Aleitamento Materno, Evanúzia Dantas, “a iniciativa busca contribuir para melhorar os índices de aleitamento materno e a qualidade da alimentação das crianças, contribuindo, assim, para a redução da mortalidade infantil e ocorrência de agravos à saúde na infância, como desnutrição, anemia, hipovitaminose A e obesidade”.

A oficina reunirá profissionais de todas as oito regiões de saúde do RN, à exceção das IV e VII regiões, já contempladas em outros encontros. Os tutores capacitados serão os pilares da estratégia, sendo responsáveis por apoiar, fortalecer, planejar, acompanhar e avaliar, de forma contínua, as ações realizadas nas Unidades Básicas de Saúde. As unidades passarão por uma avaliação por meio do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB) e serão certificadas pelo Ministério, ao cumprirem os critérios pré-estabelecidos pela estratégia.

OUTRAS INFORMAÇÕES:

Evanúzia Dantas (coordenadora estadual do Aleitamento Materno) – 9963-2621/9131-2190


Assessoria de Comunicação – ASCOM
Redação ASCOM (84)- 3232-2618/3232-2630/8137-2493
Site:www.saude.rn.gov.br
Twitter: www.twitter.com/SesapRN