Rio Grande do Norte – Ouvidoria SUS amplia canais de atendimento

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (SESAP) conta com um legítimo canal de intermediação entre o cidadão e a gestão pública da saúde, realizando a escuta de manifestações, através de sugestões, reclamações, denúncias e elogios, prestados pelos usuários SUS, bem como por profissionais da saúde.

O acesso à saúde é um dos maiores desafios da gestão, enfatizando a necessidade de construção de um Sistema Nacional de Ouvidoria do SUS, a Coordenação Estadual vêm implementando esse canal como instrumento no processo de avaliação das ações e serviços.

O SUS é hoje um dos sistemas de saúde mais complexo do mundo, somos o único País com mais de 190 milhões de habitantes que optou por um sistema universal e essa complexidade coloca para nós o desafio de construir o acesso integral, descentralizado. Por isso a formação de uma rede integrada é tão importante.

Para o Secretário de Estado da Saúde Pública, Luiz Roberto Fonseca, é cada vez mais necessária, a implantação de sub-redes da ouvidoria nos serviços do Estado, otimizando a comunicação entre o usuário SUS e a gestão. Atualmente, 04 sub-redes funcionam nos Hospitais Monsenhor Walfredo Gurgel, Giselda Trigueiro, Hospital da PM e  Tarcísio Maia, em Mossoró. Além das sub-redes nas Unidades Regionais de Saúde (URSAP`S) e no Hemocentro. Em breve, mais 03 sub-redes serão implantadas: Hospital Santa Catarina, Hospital Deoclécio Marques e Hospital João Machado.

“Precisamos fortalecer a participação do cidadão, promovendo o exercício da cidadania, através da manifestação do usuário ou da busca de informações, contribuindo ativamente com a ampliação do conceito  de saúde e de qualidade de vida, disse Luiz Roberto.

No primeiro semestre de 2013, a Ouvidoria Estadual  recebeu 639 manifestações, através dos diferentes canais de entrada como: email, telefone, presencial ou carta. Por meio desses contatos o Estado conseguiu esclarecer à população sobre dúvidas de doenças, medicamentos, ações e programas.

Saiba como entrar em contato com a Ouvidoria do SUS/RN
Telefones 3232-5385 ou 3232- 6505 –O atendimento funciona de segunda a sexta-feira, de 8h às 17 horas.
No atendimento por email: ouvidoriasus@rn.gov.br
Endereço da ouvidoria: av. deodoro da fonseca, 730- 7º  andar- Natal/RN

Kelly Barros – Subcoordenadora da Assessoria de Comunicação – ASCOM
Redação ASCOM (84)- 3232-2618/3232-2630
Site:www.saude.rn.gov.br
Twitter: www.twitter.com/SesapRN