Rio Grande do Norte – SAMU 192/RN recebe novos equipamentos durante solenidade dos 96 anos do Corpo de Bombeiros

 

Nesta sexta-feira (27), o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192/RN) receberá dez novas ambulâncias para o projeto de regionalização do órgão, além de cinco segways (equipamentos de transporte individual) para ações de socorro em grandes eventos, dois caminhões baús para transporte de equipamentos e uma pickup L200 Triton, destinada a salvamento nas dunas, em reforço à Operação Verão, que iniciou dia 21 de dezembro e segue até 6 de março de 2014.

A entrega dos equipamentos será feita pela Governadora Rosalba Ciarlini e pelo Secretário de Estado da Saúde Pública, Luiz Roberto Fonseca, durante a solenidade alusiva aos 96 anos de criação do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte (CBMRN). O evento ocorrerá a partir das 16h, no Corpo de Bombeiros e contará com a presença de dezenas de autoridades civis e militares.

A equipe do SAMU 192/RN também passará a contar com dez coletes air bag de proteção para os socorristas das motolâncias. Caso o profissional venha a sofrer uma queda, o equipamento é inflado automaticamente, tal qual os air bags existentes em veículos de passeio. O acessório protege braços, tórax e toda a coluna cervical, lombar e torácica. “Somos o único SAMU do Brasil a possuir estes coletes e os segways”, destacou Cecília Picinin, coordenadora geral do SAMU 192/RN.

Com investimento de 96 mil reais, do Governo do Estado, também foram adquiridos 16 bonecos para utilização em capacitações da equipe do SAMU 192/RN. A previsão é que o Núcleo de Educação Permanente (NEP) comece a realizar os treinamentos com os manequins a partir da segunda quinzena de janeiro. A aquisição dos equipamentos e veículos, realizada com recursos do Ministério da Saúde, possibilitará ao SAMU 192/RN ampliar seu atendimento, garantindo à população um serviço de qualidade e resolutividade.