Rio Grande do Norte – Saúde utiliza ambiente virtual para fortalecer Rede de Atenção às Doenças Crônicas

O grupo condutor da Rede de Atenção às Doenças e Condições Crônicas no estado conta agora com o importante auxílio da tecnologia da informação para fortalecer a interação entre técnicos e gestores das oito Regiões de Saúde. Trata-se de uma plataforma virtual, elaborada pela Secretaria de Educação à Distância (Sedis) da UFRN, em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), que tem a finalidade de viabilizar reuniões periódicas e promover cursos online para os profissionais de saúde que atuam nessa linha de cuidado.

De acordo com Erika Melo, coordenadora do grupo condutor no estado, essa ferramenta virtual será importante porque vai diminuir distâncias, possibilitando que os técnicos de todas as Regiões de Saúde do RN participem das reuniões do grupo, sem precisar sair de seus municípios. “Isso resultará em redução de custos para deslocamento e otimização do tempo”, destaca.

Esta semana, o grupo utilizou pela primeira vez o ambiente virtual. Foi realizada uma webconferência, com a participação de todos os técnicos que fazem parte da Rede de Atenção às Doenças e Condições Crônicas. Estavam presentes profissionais da Sesap, das Unidades Regionais de Saúde, da Secretaria de Saúde de Natal, do Hospital Ruy Pereira e do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado (Cosems/RN). A reunião fechou uma agenda de atividades para o segundo semestre, fez encaminhamentos para o Plano Estadual e discutiu os avanços da Rede, como a evolução do tratamento da obesidade e oncologia no estado.

Instituída no RN a partir de 2010, a Rede de Atenção às Doenças e Condições Crônicas se fortaleceu em 2013 com a criação do grupo condutor. Essa rede desenvolve ações nos eixos de oncologia, sobrepeso e obesidade, renocardiovascular e respiratórias, especialmente no âmbito do planejamento estratégico e na construção de linhas de cuidado. O principal enfoque nesta rede é integrar as ações que já acontecem de forma fragmentada nos diferentes níveis de atenção e gestão, buscando garantir integralidade e longitudinalidade no cuidado ao usuário com doenças ou condições crônicas de saúde.


Assessoria de Comunicação – ASCOM
Redação ASCOM (84)- 3232-2618/3232-2630/8137-2493
Site:www.saude.rn.gov.br
Twitter: www.twitter.com/SesapRN

Foto: Divulgação