Rio Grande do Norte – Secretário discute melhores condições de atendimento às crianças cardiopatas do RN

O Secretário de Estado da Saúde Pública, Luiz Roberto Fonseca se reuniu nesta segunda feira (10), com os representantes do Instituto do Coração de Natal (Incor) e da Associação dos Amigos do Coração da Criança (Amico), os médicos Marcelo Cascudo, Ludmilla Oliveira e José Madson.

O Incor é atualmente a única unidade de referência da rede em cardiopatia infantil do Rio Grande do Norte, que realiza consultas, exames especializados e cirurgias. Atualmente, são 10 leitos adultos, 05 leitos pediátricos e 03 neonatais, habilitados no Sistema Único de Saúde.

Já a AMICO é uma instituição, sem fins lucrativos, que atende mais de 900 crianças cardiopatas por ano. Possibilitando o acompanhamento hospitalar, distribuição de medicamentos e mantimentos necessários, bem como a acomodação dos pacientes e de suas famílias, vindas do interior do estado.

O objetivo da reunião foi discutir alternativas para o atendimento nessa área na rede SUS, ampliando a oferta a médio prazo e dando melhores condições aos pacientes infantis a  curto prazo.
“Estaremos nos reunindo novamente na próxima semana para encontrarmos alternativas melhores para o atendimento nessa área”, disse Luiz Roberto.  

Kelly Barros – Subcoordenadora da Assessoria de Comunicação – ASCOM
Redação ASCOM (84)- 3232-2618/3232-2630
Site:www.saude.rn.gov.br
Twitter: www.twitter.com/SesapRN