Rio Grande do Norte – Sesap promove capacitação para melhoria dos Serviços de Atenção Especializada

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), através do Programa Estadual DST/Aids e Hepatites Virais, realizará nesta quinta-feira (23) e sexta-feira (24), das 8h às 17h30, no Hotel Praiamar, em Ponta Negra, Natal, o II Módulo da 3º Capacitação para Melhoria da Qualidade da Assistência dos Serviços de Atenção Especializada (SAE) do RN. O curso se destina aos profissionais médicos, enfermeiros, farmacêuticos/bioquímicos, psicólogos, assistentes sociais e técnicos de enfermagem que trabalham nos SAEs municipais do Estado.

O curso será desenvolvido ao longo de oito meses, perfazendo um total de 152horas/aulas. O objetivo é capacitar as equipes multiprofissionais dos municípios que têm SAE para uma melhor assistência às pessoas vivendo com HIV/AIDS (PVHA). O 1º módulo do curso aconteceu nos dias 25 e 26 de abril, quando foi abordada a política de assistência, a Rede de Serviços no RN, as equipes e seus papéis no cuidado às PVHA, além de epidemiologia e sistemas de informações.

Neste segundo momento serão abordados temas como: acolhimento, aconselhamento pré e pós-teste do HIV, sífilis e hepatites, prevenção às DST/Aids e prevenção Posithiva, direitos e deveres das PVHA, implicações éticas e legais para sorologias para HIV e sífilis.
A Sesap desenvolve essa capacitação em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte, através do Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva (NESC) e com a Sociedade Brasileira de Doenças Sexualmente Transmissíveis (SBDST).

Kelly Barros – Subcoordenadora da Assessoria de Comunicação – ASCOM
Redação ASCOM (84)- 3232-2618/3232-2630
Site:www.saude.rn.gov.br
Twitter: www.twitter.com/SesapRN