Rio Grande do Norte – SESAP realiza ações de prevenção ao câncer de mama

Atividades serão realizadas em Natal, Parnamirim, Mossoró e Pau dos Ferros, por ocasião das comemorações do Outubro Rosa

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Natal, Rede Feminina e o Grupo Despertar, está desenvolvendo uma programação especial para marcar o Outubro Rosa, a campanha mundial de conscientização e combate ao câncer de mama. Durante todo o mês, de segunda a sexta-feira, serão realizadas ações preventivas para alertar a população sobre a importância do diagnóstico precoce da doença. Serão feitas mamografias e distribuição de material educativo em 17 pontos estratégicos de Natal, Mossoró, Parnamirim e Pau dos Ferros.

A programação será desenvolvida durante todo o mês de outubro, em Natal, nas unidades básicas de saúde de Mirassol, Igapó, Pirangi, na Unidade Móvel do SESC, no Restaurante do SESC Natal, IFRN, LACEN, Hospital Giselda Trigueiro, Hospital Dr. João Machado, Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL), UnP e no curso de Medicina da UFRN e na UNP. A programação prossegue na sede da II URSAP, em Mossoró, da VI URSAP (Pau dos Ferros), no Hospital Regional de Santo Antonio e na Infraero CPAR, em Parnamirim.
Já no dia 22 de outubro será realizada uma caminhada promovida pela Unidade Básica de Mirassol; no Domingo 27, das 08 às 12 horas, será realizada a Caminhada da Mulher (Corpo de Bombeiros para o Parque das Dunas) finalizando com apresentações e Show de Banda Militar. Os profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) irão participar da campanha utilizando braçadeiras na cor rosa durante todos os plantões. “Estamos engajados na campanha e acredito que teremos uma grande visibilidade, incentivando um olhar positivo e interessado da população sobre o tema”, explica Cecília Picinin, coordenadora geral do Samu.

Uma estimativa feita pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA) aponta o surgimento de 580 novos casos de câncer de mama por ano no Rio Grande do Norte. No Estado, um total de 160 mulheres morrem por ano vítimas do câncer de mama. A Coordenadora do Núcleo de Doenças e Agravos Não-Transmissíveis da Sesap (DANT), Severina Oliveira, explicou que a mamografia é uma das principais formas de prevenção da doença. “Existe ainda um tabu entre as mulheres de que o exame é dolorido e muitas também têm medo de descobrir a doença. Mas é de extrema importância que aquelas mulheres com histórico familiar de câncer de mama procurem o serviço de saúde a partir dos 35 anos”, disse ela.
No ano passado foram realizadas em todo o estado, cerca de 50 mil mamografias. Este ano, de janeiro a julho, já foram realizadas 27.325 mamografias. Dez municípios do RN são referência na realização destes exames e, somente na capital, 14 unidades públicas e privadas estão credenciadas ao Sistema Único de Saúde (SUS) para realização de mamografias.
A mamografia é um exame solicitado pelos profissionais de saúde nas unidades básicas de saúde dos municípios. Os serviços de mamografia para usuários do SUS estão distribuídos nos seguintes municípios: Natal, Caraúbas, Mossoró, Caicó, Currais Novos, Santa Cruz, Alexandria, Pau dos Ferros, São Gonçalo do Amarante e Santo Antônio.

Assessoria de Comunicação – ASCOM
Redação ASCOM (84)- 3232-2618/3232-2630/8137-2493
Site:www.saude.rn.gov.br
Twitter: www.twitter.com/SesapRN

<-Voltar