Rio Grande do Norte – Walfredo Gurgel realiza IV semana de prevenção de queimaduras

Nesta terça-feira (4), a partir das 10h, o Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel (HMWG) dará início a IV Semana de Prevenção à Queimaduras (SPQ). O evento já faz parte do calendário de atividades do hospital e, pelo segundo ano consecutivo, contará com a parceria do Corpo de Bombeiros Militar (CBM). As ações nesse período vão contar, ainda, com a participação dos alunos da UNI/RN, Fatern/RN e UNP.

Os Fogos de artifícios, fogueiras e o uso do álcool são fatores diretamente associados as festas do mês de junho e, anualmente, elevam em 30% o número de atendimentos no Centro de Tratamento de  Queimados (CTQ) do HMWG.

Abrindo a programação da IV SPQ, às 10h30, o Tenente Cristiano Couceiro do CBM, falará sobre “Acidentes Domésticos Comuns que Causam Queimadura – Como Evitar?”. Das 14h às 18h, o mini curso, “Queimaduras – Condutas no Primeiro Atendimento”, será  ministrado pela enfermeira, Leonor Paiva.

Na quarta-feira, das 9h às11h, e das 15h às 17h, alunos da UNP, UNI/RN e Fatern realizarão um trabalho de conscientização, através da distribuição de panfletos e folders e da simulação de queimaduras com maquiagem, com os transeuntes que circularem pela área externa do Shopping Midway Mall. No auditório do HMWG, às 14h, o médico ortopedista, Márcio Dangelo, fará a exposição do tema “Estratégia Cirúrgica de Queimaduras em Mãos”.  Após, às 14h30, a fisioterapeuta do CTQ, Nara Mendes, falará sobre “Cicatriz: Um Obstáculo Para a Fisioterapia?”. Finalizando as atividades do dia, “A Importância da Atividade na Vida Diária Para o Paciente Vítima de Queimadura”, será apresentado pela terapeuta ocupacional do Centro de Tratamento de Queimados (CTQ), Jonara Crys.

Na quinta-feira(6), último dia de exposições, terá início às 9h30, com a nutricionista, Paula Dias, falando sobre “A Terapia Nutricional no Paciente Vítima de Queimadura”. Às 10h, o cirurgião plástico do CTQ, Marcos Vinícius, discorrerá acerca do “Uso da Oxigenoterapia Hiperbárica em Queimaduras”. Logo em seguida, às 10h30, a assistente social do CTQ, Ana Maria Martins, mostrará “A Prática do Serviço Social no CTQ”. Após, “O Benefício da Mobilização Passiva Durante a Balneoterapia”, às 14h, será o tema debatido pela fisioterapeuta, Joana Darc Gomes da Silva. Dando continuidade, “De Que Humanização estamos Falando”, será o assunto apresentado pela técnica de enfermagem do CTQ, Geíza Carla, às 14h30. A última palestra do dia, às 15h,será apresentada pelo técnico de enfermagem do CTQ, Ronaldo Henrique” e tratará da “Atuação do Enfermagem na Balneoterapia”. E, para encerrar a programação da IV Semana, às 16h, o ex-paciente do CTQ, Júlio César, fará uma apresentação musical.

Foto: Internet    

Kelly Barros – Subcoordenadora da Assessoria de Comunicação – ASCOM
Redação ASCOM (84)- 3232-2618/3232-2630
Site:www.saude.rn.gov.br
Twitter: www.twitter.com/SesapRN