Rio Grande do Sul – 143 médicos cubanos participam de Semana de Acolhimento

Desde janeiro, 589 profissionais do Mais Médicos chegaram ao Estado –

Os 143 profissionais cubanos do Programa Mais Médicos que chegaram neste último fim de semana participam da Semana de Acolhimento que acontece de hoje (10) até quarta-feira no City Hotel, com técnicos da Secretaria Estadual da Saúde. O encontro visa apresentar a estes profissionais as políticas públicas de saúde do Estado, o funcionamento do programa no RS, além de integrá-los com os gestores da saúde dos municípios que os receberão.

“O SUS no imaginário da população, é para pobres, mesmo que na realidade não seja assim. A avaliação do SUS, pelos usuários, é cada vez mais positiva, e aí entra o papel de voces, que irão qualificar e fortalecer o sistema”, disse a secretária estadual da Saúde, Sandra Fagundes. “Voces irão para áreas onde a população depende quase que cem por cento do SUS, e irão trabalhar também com os líderes comunitários, os professores e os prefeitos, contribuindo na construção da cidadania”, completou Sandra Fagundes.

Serão abordados no encontro temas relacionados à Atenção Básica, programa Primeira Infância Melhor, Transversalidade e Ciclos Vitais e Capacitação do Teste Rápido – DST/AIDS, entre outros. A partir de quarta-feira, os médicos partem para as localidades para onde foram destinados. Desde janeiro, um total de 589 profissionais, entre médicos estrangeiros e intercambistas, já chegaram ao Estado pelo Programa Mais Médicos.

 

Texto e foto: Denise Gewehr