Rondônia – Hospital Regional de Cacoal divulga balanço após a implantação do Pacto pela Saúde

O diretor geral do Hospital Regional de Cacoal (HRC), Marco Aurélio Vasques, e os gerentes de saúde da unidade hospitalar se reuniram para fazer um balanço, após dois meses da implantação do Pacto do HRC pela Saúde, onde foram apresentados os resultados obtidos após as novas diretrizes estipuladas pelo Pacto.

Na reunião, o diretor do HRC explicou que o número de leitos na rede pública tem diminuído em todo o país, mas que, em Rondônia, e, principalmente, em Cacoal, devido a ação o governador Confúcio Moura, está ocorrendo o inverso, os leitos estão sendo aumentados e em decorrência desse aumento, e com as novas diretrizes do Pacto, os números de internações do HRC está em crescimento significativo. A taxa de ocupação/internação antes do Pacto tinha uma média de 55%, e após os 60 primeiros dias do Pacto a ocupação passou para 82%, tendo um aumento de 50% no número de pacientes internados.

Nos números apresentados pelo diretor, o que mais impressiona são os procedimentos cirúrgicos, antes da assinatura do Pacto, o HRC apresentava uma média de 142 cirurgias mês, e após os dois meses, o número passou para 294 cirurgias mês, um aumento de 100% nas cirurgias.

Os números de exames também impressionam pelo grande crescimento que obteve. Em janeiro, os pacientes cardíacos atendidos somavam 195, somente no mês passado, mais de 390 exames de eletrocardiograma foram realizados. As consultas realizadas por médicos especialistas cresceram drasticamente passando de 1.420 em janeiro para 2.777 em abril.

Marco Aurélio explica que esse aumento se deu pelo grande empenho do Governo da Cooperação, através da Sesau, que vem estipulando metas e trabalhando para que equipamentos e insumos usados neste hospital não venham ficar em falta, e que só assim conseguiremos aumentar essa média que vem sendo apresentada.

Texto: Ulisses Maforte
Foto: Ulisses Maforte
Fonte Assessoria HRC