Roraima – Etsus completa nove anos e comemora promovendo ação de saúde

Para celebrar os nove anos de criação da Escola Técnica do SUS (Etsus), vinculada à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), a unidade promove nesta sexta-feira, dia 17, um dia de atividades laborais de prevenção em saúde. Haverá, ainda, instituição de duas mesas redondas para falar dos diferentes ângulos das condições e valorização do trabalhador. A programação começa a partir das 8h30, nas dependências da Sesau e deve encerrar meio dia.

A programação é voltada aos estudantes e servidores da Etsus e da Secretaria. A ginástica laboral e a mesa redonda com participação do Cerest (Centro de referência Saúde do Trabalhador) e outros parceiros iniciarão os trabalhos do dia. Os assuntos discutidos na roda de conversa irão girar em torno de eixos centrais: Politica Nacional da Saúde do Trabalhador, sobrecarga físico-emocional relacionada às condições de trabalho e Qualidade de vida.

O período da manhã haverá uma palestra sobre a imagem profissional, como são o comportamento na hora de uma entrevista de emprego, os trajes mais adequados em um ambiente de trabalho. Aos participantes serão sorteados brindes de uma marca nacional de maquiagem.

Os visitantes também contarão com atendimentos de aferição de pressão arterial, testagem de glicemia, vacinação, orientação sobre saúde bucal, emissão de carteiras de estudantes, corte de cabelo. As comemorações encerram com o corte do bolo de aniversário.

De acordo com Andrea Gonçalves, coordenadora de eventos da Etsus, a cada ano, a missão da instituição se consolida cada vez mais, perante a sociedade. “A nossa finalidade é ofertar cursos de educação profissional e educação permanente em saúde aos profissionais da área da saúde”, comentou.

Neste semestre, a Etsus está com quatro formações na área da educação profissional em saúde. Ao todo, serão 1.063 novos profissionais capacitados. Os cursos técnicos são de agente comunitário de saúde, saúde bucal, em hemoterapia.
Já as ações de educação permanente em saúde, a Etsus está com cursos abertos em agentes indígenas de saúde, qualificação em humanização na saúde e qualificação em SUS. Juntos, somam mais de 900 servidores da rede estadual de saúde.

HISTÓRICO – A Escola Técnica do SUS em Roraima, entidade mantida pelo Governo do Estado e vinculada à Secretaria de Estado da Saúde de Roraima, foi instalada no município de Boa Vista por meio da Lei Estadual nº 433, de 07 de maio de 2004. Tem como missão contribuir para a excelência das áreas de gestão em saúde, atenção à saúde, vigilância em saúde e saúde e sociedade, fomentando os profissionais das áreas a incorporarem, em suas ações, os princípios do SUS. Com oito anos de criação, a escola pretende até 2014, tornar-se referência local e nacional em educação profissional e educação permanente na área de saúde.

Celton Ramos/Sesau
ASCOM SESAU
(95) 2121-0507
www.saude.rr.gov.br

Foto: Ascom/Sesau