Roraima – Profissionais de saúde têm até amanhã para fazer inscrição em especialização

As inscrições ocorrem na Videoteca do Palácio da Cultura

O prazo das inscrições para a especialização em Vigilância em Saúde termina amanhã, 14, na videoteca do Palácio da Cultura. O edital de seleção está publicado no Diário Oficial do Estado (DOE), na sede e no site da Secretaria Estadual de Saúde (www.saude.rr.gov.br) e no www.sema.edu.br. São oferecidas 40 vagas. O prazo termina nesta sexta-feira, 14 de junho,

Até a metade da manhã de hoje, 13, apenas 18 pessoas fizeram inscrição. O objetivo do curso é formar servidores especialistas na área de Vigilância em Saúde, apoiar e orientar o desenvolvimento de habilidades e competências necessárias a prestação de cuidados imediatos na Vigilância no âmbito da saúde pública.

A especialização será pela Faculdade de Tecnologia Machado de Assis (Fama), de Curitiba. O curso é gratuito. No entanto, no ato da matrícula, o candidato deverá assinar um Termo de Compromisso de Permanência até a conclusão da especialização. Em caso de desistência injustificada, o aluno terá de ressarcir o Governo de Estado no valor de R$ 4.862,25.
De acordo com Mozart Andrade, gerente de qualificação profissional em Saúde, da Sesau, a estratégia a ser adotada nesta sexta-feira, será o atendimento corrido, de 8h às 16h. “Pela programação inicial, encerraríamos às 13h, mas vamos estender até às 16h”, informou.

Nesses quatro dias, o gerente disse ter observado muita procura de informações. Ele ressaltou que duas cartas devem ser apresentadas: a de intenção (redação sobre a importância da especialização na profissão) e a de indicação e liberação do gestor.
Segundo o gerente, como o curso é gratuito e o investimento do Estado é de quase R$ 5 mil por pessoa, a carta de indicação e liberação do gestor é uma garantia que o aluno vai participar do curso. Então, a orientação é para os candidatos ficarem atentos aos prazos e toda documentação exigida. “Nossa equipe não poderá receber se tiver algo faltando”, comentou.

O curso terá duração de até 18 meses, com carga horária total de 420 h/a, sendo 14 módulos, quatro fases de desenvolvimento em pesquisa, através de seminários construídos pelos alunos e orientados pelos professores.

As vagas serão destinadas aos profissionais de saúde com nível superior. Os candidatos terão de ser vinculados ao Sistema Único de Saúde (SUS). Assim, tanto os profissionais dos 15 municípios quanto do Estado poderão participar.
As vagas serão distribuídas da seguinte forma: para a Secretaria Municipal de Saúde de Boa Vista (06), Sesau (06) e duas vagas para cada um dos 14 municípios do interior.

Em caso de não preenchimento das vagas destinadas aos servidores dos municípios do interior, essas vagas serão disponibilizadas aos servidores da Sesau e aos da Semsa, respectivamente.
A seleção será feita por meio de análise curricular. Tempo de serviço, está lotado nos serviços de vigilâncias, certificado de curso de capacitação e ser servidor efetivo estão entre os critérios de pontuação. “Cursos de especialização não serão considerados para efeitos de pontuação”, informa.

Veja o cronograma com as datas referentes ao período de inscrições até início das aulas:

Período de inscrição

10 a 14 de junho

Seleção

20 a 21 de junho

Divulgação do resultado da seleção

24 de junho

Matrícula

08 a 12/07

Início das aulas

24 de julho

Rebeca Lopes/Sesau
ASCOM SESAU
(95) 2121-0507
www.saude.rr.gov.br
Fotos: Ascom/Sesau