Sala de Convidados discute o H1N1

Vírus da gripe será o tema da próxima terça-feira (12/04), às 11h, no Canal Saúde

Ao vivo. Participe!

 

0001logo_-_canal_saude (1)Apesar do calor do verão estar demorando a ir embora neste outono, em grande parte do Brasil, um dos problemas de saúde mais comuns dos períodos frios parece ter se adiantado. A temporada de gripe começou mais cedo e o país registrou 444 casos de síndrome respiratória aguda grave e 71 mortes provocadas pelo vírus da Influenza A (H1N1). Por esse motivo, a pedido da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, o Ministério da Saúde adiantou o cronograma de vacinação no estado, que concentrou o maior número de casos da gripe H1N1 e de mortes até o momento. A pasta também antecipou o envio das doses da vacina a outros estados por causa da doença.

 

Nesta terça-feira (12), o Sala de Convidados, que vai ao ar, ao vivo, às 11h, no Canal Saúde, será sobre o H1N1. O vírus que voltou a assustar a população é um dos tipos de vírus da gripe, que é cientificamente chamada de Influenza. A gripe provocada pela variedade A (H1N1) também já foi chamada de gripe suína e gripe A. Ele é resultado da combinação de segmentos genéticos do vírus humano da gripe com o vírus da gripe aviária e da gripe suína. O H1N1 requer mais cuidados porque costuma causar sintomas mais fortes.

 

Mas qual a diferença entre uma gripe e um resfriado? Muitas pessoas estão bastante preocupadas por causa do número de mortes e tem procurado se vacinar em clínicas particulares, muitas vezes pagando preços abusivos. Especialistas, entretanto, afirmam que não há motivo para histeria. Estas e outras questões estarão em debate no programa, que também vai discutir o calendário de vacinação contra a gripe, as melhores formas de prevenção, o tratamento, o monitoramento epidemiológico da doença e a cobertura da mídia sobre o tema.

 

Para falar sobre o assunto, os convidados desta edição são o infectologista, professor da UFRJ e presidente do Instituto Vital Brazil, Edimilson Migowski; a coordenadora de Vigilância Epidemiológica Secretaria Municipal de Saúde da Cidade do Rio de Janeiro, Denise Arduini; e o médico pneumologista do Hospital Universitário Pedro Ernesto (HUPE), Thiago Mafort.

 

Sobre o Sala de Convidados

 

É um debate, ao vivo, apresentado por Renato Farias. O programa, que vai ao ar às terças-feiras, das 11h às 12h, trata de temas com relevância factual e que estejam relacionados às políticas públicas na área da saúde.

 

Participação ao vivo

 

O Sala de Convidados é um programa idealizado para a participação do espectador. Perguntas e comentários podem ser enviados a qualquer momento durante o programa. Utilize o chat no site do Canal Saúde ou ligue, gratuitamente, para 0800 701 8122.  Se preferir, antecipe suas perguntas através do e-mail canal@fiocruz.br ou pela fan page do Canal Saúde (facebook/canalsaudeoficial) em Fale com a Gente.

 

Como assistir

 

Televisão: canal 2.4, no Rio de Janeiro e em Brasília e 3.4, em São Paulo, na multiprogramação da TV Brasil, no Sistema Brasileiro de TV Digital; em todo o Brasil por antena parabólica digital (freqüência 3690); e nas TVs parceiras de veiculação. Consulte a página Como Assistir no site do Canal Saúde.  Os conselheiros de saúde nos municípios brasileiros podem  assistir pela  Oi TV, canal 910.

Internet: acesse www.canalsaude.fiocruz.br e clique na WEB TV, na página principal.

 

Saiba mais: www.canalsaude.fiocruz.br

Curta: http://www.facebook.com/canalsaudeoficial

Siga: https://twitter.com/canalsaude

 

Acesse o site www.canalsaude.fiocruz.br, acompanhe a programação completa da TV e assista também aos vídeos em nosso acervo. Faça a sua busca e programe-se para assistir quando quiser.

 

Mais informações:

 

Canal Saúde/Fundação Oswaldo Cruz

Assessoria de Comunicação